// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World

Repúblicas de Estudantes – Uma solução alternativa de alojamento

Entrar na universidade e mudar para uma cidade distante da família é um grande desafio. Existe toda a ansiedade em torno de sair da casa dos pais e a preocupação de encontrar um lugar seguro, bem localizado e aconchegante. Uma opção barata e que garanta uma experiência inesquecível.

O que é uma república de estudantes?

As Repúblicas de Estudantes são casas e apartamentos de dimensões grandes ou mesmo casas divididas por estudantes do ensino superior que desejam morar mais próximos das faculdades.

Como funciona uma república de estudantes?

Cada república tem as suas regras específicas para melhorar a convivência e evitar atritos. Geralmente, combina-se a escala de limpeza, a divisão das contas da casa (água, luz, internet, etc.) e das despesas do dia-a-dia (alimentos de uso comum, produtos de limpeza), preparação da comida, regras para respeitar as horas de todos. Os jovens vão se adaptando conforme os moradores forem percebendo o que dá certo ou não, bem como com a chegada de novas pessoas à república.

As repúblicas que já existem há algum tempo podem fazer seleções de novos moradores, para encontrar um que combine melhor com o funcionamento da casa. Na maioria das vezes é necessário dividir quarto. Existem repúblicas só de mulheres, só de homens e as mistas.

Na cidade de Coimbra existem, atualmente, algumas dezenas de Repúblicas de Estudantes que são agrupadas no Conselho de Repúblicas. Esta é uma tradição muito antiga que ainda se mantém nos dia de hoje.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *