// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World
dar presentes

Dar sem esperar nada em troca: Oportunidades de voluntariado no Natal

O Natal é uma época de contrastes: para muitos, a altura preferida do ano; para outros, o momento mais difícil. Meados de dezembro significam, para os estudantes, o fim do período letivo do primeiro semestre, o regresso a casa por uma temporada, o abraço aconchegante do lar, a roupa lavada misteriosamente, os cozinhados da mãe, um pinheirinho a flutuar num mar de presentes, uma mesa repleta de doçarias e divinos manjares.

Mas nem todos têm a mesma sorte, quantas as pessoas que este ano não vão receber embrulhos, não poderão provar o bacalhau na Consoada, não têm família que se sente com eles à mesa e os abrace com tanto aperto que faça, nem por uma fração de segundo, o mal do mundo desaparecer.

O Natal é o momento de dar e, com essa premissa em mente, não há altura mais propícia ao voluntariado. Profundamente marcada pelo consumismo, as desigualdades sociais parecem surgir mais acentuadas  ou as pessoas mais preocupadas com o que as rodeia. Seja qual for a razão, uma vez que o Natal é a ocasião ideal para dar sem esperar nada em troca (desprovido de segundas intenções), apresentamos-lhe 3 oportunidades de voluntariado para que possa entrar no espírito festivo e, em simultâneo, envolver-se na sua comunidade.

  • Doação de tempoCampanha Voluntariado no Natal da EDP: No website da EDP é possível encontrar uma agregação de múltiplas ações de voluntariado a decorrer durante a época festiva. Ainda que algumas das oportunidades não impliquem disposição de tempo, aqueles que desejarem voluntariar os seus minutos, poderão encontrar ações tanto virtuais como presenciais. Um exemplo é o “Comboio da Esperança”, em que voluntários vestidos de Pai Natal distribuem de bicicleta bens de 1ª necessidade àqueles que mais necessitam em Seia, na Guarda. Quem disse que o voluntariado tinha de ser presencial, ainda não ouviu falar do “Concerto Virtual de Natal 2020”. Os voluntários podem dinamizar o concerto junto na instituição ou famílias ou até participar dele, gravando as músicas e enviando as mesmas para a Maestrina.
  • Doação de bens – Opções não faltam. A Campanha de Presentes Solidários da Fundação Fé e Cooperação, por exemplo, oferece um presente solidário a uma comunidade dos 8 países lusófonos na compra de postais de Natal. E na maré de postais de Natal, a G.A.S. Porto está também a organizar a campanha “Um Postal, Uma Refeição”. Pode também doar bens mais específicos como jogos de PS4 a jovens institucionalizados nos Lares da Obra do Padre Serra (Coimbra) ou veículos de mobilidade suave ao Centro Social Nossa Senhora dos Milagres (Coimbra).
  • Doação monetária – O seu dinheiro pode ter um destino bastante diferente consoante a causa que decidir ajudar. Contudo, é certo que terá sempre um bom uso. Desde o Programa de Apadrinhamento de Crianças, promovido pela Associação Remar, até às angariações de fundos para compra de géneros ou de presentes, como o Já T’ Embrulho, dinamizado no Porto pela associação Já T’Explico, passando ainda, pelo “Gift-A-Wish” que canaliza o apadrinhamento de um desejo de uma criança da Make-A-Wish Portugal.

Interessado por este tema? Poderá consultar também:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *