// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World

Ser estudante na Universidade do Porto – Manual de Sobrevivência

O Porto é a segunda maior cidade em Portugal a nível de estudantes. A Universidade da cidade é uma das melhores universidades europeias e a mais internacional das universidades do nosso país.

Ser estudante é equilibrar vida académica e vida social, saudades de casa e vontade de ser maior, ir mais longe. Ser estudante no Porto é tudo isso, adicionando à receita uma cidade única e familiar, de pessoas de coração cheio e que fazem das tripas um órgão propulsor. Para ser estudante no Porto é preciso conhecer os cantinhos à casa, ter pé no rio Douro e enumerar as ruas pequeninas sem saída. Porque ser estudante na Invicta tem também muito que se lhe diga, partilhamos consigo a nossa sugestão de um Manual de Sobrevivência.

Como chegar à Faculdade?

O Porto é daquelas cidades que percorrer a pé faz o manjar dos transeuntes. Porém, na correria do dia a dia de um estudante, fazer o percurso casa-faculdade-casa a pé pode não ser a opção mais prática. A Universidade do Porto tem 14 faculdades, distribuídas pela cidade em três polos: na baixa da cidade, na zona da Asprela e no Campo Alegre. Uma das formas mais rápidas e eficazes de chegar a estas zonas é através de metro. O Metro do Porto é uma das maiores redes de metropolitano ligeiro da Europa e tem ligação para várias das Faculdades da U.Porto. E, além disso, tem também uma linha muito completa de autocarros, que permite ligação às Instituições de Ensino Superior que não estão abrangidas pela linha de metropolitano. Para que não falhe nenhum horário, existem várias aplicações que permitem ver em tempo real o horário dos autocarros em cada paragem espalhada pela cidade.

Onde estudar?

Em tempos de pandemia, nos quais várias aulas passaram a ser lecionadas online, aquela sensação de aconchego que frequentemente associamos ao lar pode vir a ser substituída por um sentimento de monotonia e aborrecimento. Por essa razão, quando estudar em casa deixa de ser a solução ideal, pode sempre procurar uma alternativa. E, numa cidade universitária do calibre do Porto, o que não falta são alternativas. Desde cafés, esplanadas, parques, espaços de coworking e bibliotecas, difícil será escolher o melhor local para pôr a matéria em dia e queimar as pestanas. No entanto, e por enquanto, o melhor será deixar estas saídas dispensáveis para uma altura menos atípica.

Pedacinhos de cultura

O centro histórico da cidade é Património Mundial da UNESCO e, por si só, já é um privilégio poder percorrer estas ruas tão repletas de história, demorando o olhar na arquitetura icónica e autêntica e perdendo o olfato no aroma das castanhas quentinhas que paira no ar.

Já nas áreas artísticas, os eventos culturais, tanto na música, como na comédia, na dança ou no teatro, não passam ao lado de quem estiver pela cidade. Seja na Casa da Música, no Teatro Sá da Bandeira ou no Coliseu do Porto, as próprias salas de espetáculos da cidade estão tão carregadas de cultura quanto o espetáculo em si.

As lojas da cidade

As “compras” são também um fator passível de ser incluído na cultura da cidade, bem como o conceito de terapia de compras que vários estudantes podem considerar. O Porto não fica atrás de nenhuma cidade europeia no que refere ao comércio. Os nomes mais sonantes das lojas de rua estão presentes na famosa Rua de Santa Catarina, mas um pouco por toda a cidade também se deparará com pequenas e colossais lojas de renome na área do design, cantinhos de produtos artesanais ou de roupa em segunda mão.

Em suma, como pode verificar, para ser estudante no Porto não é preciso nenhum Manual de Sobrevivência, não só porque a cidade recebe de braços abertos qualquer pessoa que a ela se entregue, mas também porque a partícula “sobre” perde a sua relevância. Estudar no Porto é um punhado de experiências bonitas e (sobre)vivências completas.

A pensar estudar no Porto? Veja dicas para a procura de alojamento universitário.

Sugerimos também que consulte as opções de residência no Porto:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *