// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World
Ano Novo

Resoluções de Ano Novo Alcançáveis para o Estudante

Com ou sem pé direito e doze passas, a entrada em 2021 teve um sabor diferente. Em pulgas para que o ano chegasse ao fim, vemos agora o futuro com melhores olhos, o fim da pandemia à distância de uma agulha. E mesmo depois de tudo voltar ao normal, nunca mais voltaremos a ser os mesmos, a norma ficou esquecida algures em março, numa das primeiras conferências de imprensa da Direção Geral De Saúde.

Contudo, 2020 chegou ao fim e é o momento de dar resposta às tão características resoluções de Ano Novo. Com certa nostalgia, olhar as resoluções do ano anterior e tudo o que ficou por cumprir. Definir metas para 2021 é um novo conceito a transbordar de esperança e, porém, quantas as tradicionais resoluções que nem terão lugar na lista, para serem substituídas por outras que se reposicionaram e adquiriram nova relevância enquanto prioridades.

A melhor maneira de não desanimar com as suas Resoluções de Ano Novo é cumpri-las e, para tal, deverá estabelecer objetivos alcançáveis, metas SMART, em inglês: específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e oportunas. Uma outra técnica pode ser partilhar com um amigo as suas pretensões, fornecendo-lhe atualizações ao longo do tempo.

Enquanto estudante, não existe resolução mais óbvia que a de estudar o suficiente para conseguir “arrasar” nos exames, com excelentes notas e conhecimento verdadeiramente adquirido. Para tal, ser saudável, seguindo uma alimentação (mais que o habitual) equilibrada e seguindo horários de sono plausíveis e regulares, é já meio caminho andado para concretizar esta resolução. Ainda trabalhando para a boa média, manter o foco, numa renúncia ao português dentro de si: “não adiar para amanhã o que pode fazer hoje” e, por último, ser organizado são bons fatores a garantir para cumprir com a sua resolução. Ainda que pareçam simples, que é assim mesmo que as resoluções deveriam ser, é fácil descurar delas e entrar no ciclo vicioso da preguiça. O segredo é não desistir, procurando sempre outras formas para dar a volta a este inimigo.

Garantido o “brilharete” nas avaliações, o estudante pode também começar o planeamento do seu futuro profissional. Mantenha o seu CV constantemente atualizado, inclusive podendo investir em atividades que o possam enriquecer, seja através da participação em atividades de voluntariado ou através da adesão a grupos ou clubes de desporto académicos. Leia mais livros, dedique-se a um novo passatempo, adquira novas e interessantes competências.

Mais ainda, com a premissa de que um ambiente envolvente organizado poderá promover um sentimento de organização mental, crie e cumpra encarecidamente com o seu plano de limpeza e outras tarefas domésticas. Tire o melhor proveito do seu orçamento e gaste sabiamente o seu dinheiro, verá que assim não haverá necessidade de “apertar o cinto”.

Por fim, para manter as coisas interessantes, saia da sua zona de conforto ao estabelecer as suas resoluções para o Novo Ano. Comprometa-se a cozinhar um novo petisco todas as semanas, renove o seu estilo, experimente um novo penteado, escreva um diário com introspeções a que costuma fugir, faça uma viagem sem destino. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para que 2021 seja O ano, como todos os anos o devem ser. O ano passado deixou a fasquia baixa, pegue nesta oportunidade pelo colarinho e aproveite.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *