// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World

Características essenciais a ter em mente na procura de alojamento universitário em tempos de pandemia

A Covid-19 chegou e, por enquanto, veio para ficar. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que o segundo semestre de aulas do Ensino Superior foi todo transposto para o meio online, este ano as instituições procuram que o ensino presencial, ou o seu mais recente modo híbrido, se mantenha reinante. Os estudantes, nestes malabarismos de “ora ficas em casa, ora vem para a universidade” não podem negligenciar a procura de alojamento. Hoje têm aulas via online, mas – quem sabe – amanhã podem já ter de marcar presença fisicamente.

Às normais preocupações que assolam os estudantes num momento de procura de alojamento juntam-se agora novos problemas, potenciados pela pandemia por Covid-19. Se já não era fácil encontrar alojamento antes, ver-se-á deparado com valores de renda (ainda) astronómicos, e muitas das vezes para quartos partilhados. Ora, com um vírus, que veio afirmar a importância do espaço pessoal e aumentar exponencialmente a distância entre as pessoas, poderá dar por si a questionar-se se não será arriscado partilhar quarto com um desconhecido, partilhar casa com uma mão cheia de desconhecidos, num momento em que casa é o único sítio onde nos podemos sentir verdadeiramente seguros.

A procura por alojamento universitário continua feroz, cada vez mais os estudantes ambicionam alojamento que garanta um equilíbrio de qualidade-preço, que nem sempre é verificável, e, ainda no início do presente ano letivo, aos estudantes que principiavam o seu início na vida académica juntaram-se outros que tinham deixado os seus apartamentos e quartos arrendados pelo ensino à distância no ano anterior.

No momento de procura de alojamento universitário, existem certas características essenciais que deverá ter em conta:

Em primeiro lugar, deverá ponderar se faz efetivamente sentido procurar alojamento, num momento tão incerto a nível económico e financeiro. O alojamento é das maiores fatias nas despesas das famílias de universitários, pelo que a sua indispensabilidade deverá ser bem calculada.

De seguida, a segunda questão passa por escolher a melhor opção de alojamento: arrendar quarto ou partilhar casa, residência de estudantes públicas ou privadas, repúblicas estudantes, alojamento solidário ou ainda apostar na mais recente opção de alojamento em estabelecimentos de alojamento local, pousadas de juventude e hotéis.

Depois de definida qual a opção de alojamento predileta, poderá fazer uma lista dos assuntos a tratar antes de iniciar a busca intensiva pela melhor alternativa. Qual o valor máximo que tem possibilidade de sustentar? Partilhar casa: sim, não, número máximo de coabitantes, casa de banho privativa é essencial? Qual a melhor localização, incluindo acesso a transportes públicos?

Por fim, assim que encontrar alternativas que preencham os seus requisitos, antes de assinar contrato, faça uma visita ao imóvel ou quarto e tire todas as suas dúvidas.

Encontrar alojamento a cada ano tem-se tornado mais e mais exigente e a pandemia certamente não veio facilitar o processo. Contudo, se tiver estas características em mente, verá que a sua procura de alojamento estará facilitada.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *