// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World

Mindfulness: Quais os benefícios para o estudante?

Certamente já terá ouvido falar de “mindfulness”, já reparou nas inúmeras prateleiras inteiramente dedicadas a esta filosofia nas livrarias, no Natal de há dois anos ofereceram-lhe um livro de colorir para estimular a atenção plena, a sua universidade já lhe enviou um folheto para se inscrever num workshop. Em todas essas vezes, o conceito de mindfulness confundia-o, mas afinal o que isto significa ?

O que é o Mindfulness?

Mindfulness ou atenção plena é um conceito derivado da antiga meditação budista. Os princípios desta filosofia passam por viver o momento presente de uma forma plena, completamente desprovido de qualquer autojulgamento, num estado de consciência, curiosidade, confiança, abertura e aceitação. Esta prática pretende uma reorientação do foco, alcançada através de uma melhor gestão dos recursos internos por parte de cada um, experienciando o circundante no “aqui e agora”.

A ciência e a investigação propõem que a técnica de mindfulness pode surtir efeitos verdadeiramente positivos na saúde tanto do corpo como da mente. Através desta prática, é possível alcançar o bem-estar na psiquiatria positiva e na psicologia positiva. O mindfulness pode ser praticado formalmente, através da realização de meditação bem estruturada, ou informalmente, quando incorporado no dia-a-dia de um modo subtil e bastante natural.

Os benefícios do Mindfulness

Seja qual for o tipo praticado, os seus benefícios são inegáveis, além de vários estudos haverem já revelado que a meditação regular influencia a felicidade e a satisfação daqueles que a incluem no seu quotidiano.

O mindfulness permite alcançar um melhor equilíbrio físico e emocional e os seus benefícios são relevantes não só para os estudantes, como também para qualquer ser humano.

  • Saúde – O mindfulness pode trazer dois benefícios para a saúde. Por um lado, pode ser uma boa prática para o bem-estar e qualidade de vida, ajudando na diminuição do stress e ansiedade. Por outro lado, pode ser também usado enquanto tratamento complementar de certas doenças orgânicas ou psiquiátricas, podendo, por exemplo, ajudar a prevenir a depressão.
  • Educação – Estudos comprovam que o mindfulness se pode revelar fulcral no momento em que os estudantes se veem deparados com o insucesso. Permite diminuir as distrações do cérebro, melhorar a capacidade cognitiva e de memória e aumentar a ponderação. Pode ajudar ainda na reação que cada estudante tem ao seu desempenho, permitindo-lhe lidar da melhor forma com sentimentos de autoculpa.
  • Bem-estar geral – O mindfulness tem ainda muitos outros benefícios, podendo promover um aumento da satisfação com o corpo, um incremento da autoestima e, ainda, contribuir para fortalecer as relações.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *