// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World

Aulas à distância: os 10 mandamentos

Sem sinais de um plano de desconfinamento no horizonte, a força das circunstâncias exigiu que escolas e institutos de ensino superior transplantassem o núcleo da sua atividade – o ensino – para o ambiente virtual. Se compararmos os números de estudantes em regime de ensino doméstico no antes e no pós-pandemia, as diferenças são astronómicas.

As aulas à distância são uma realidade cada vez mais real, mas deixaram de ser uma novidade na vida de muitos estudantes há quase um ano, estudantes esses que estavam acostumados a deslocar-se às escolas e instituições e que, repentinamente, se viram obrigados a migrar para o ensino remoto. Fora do ambiente tradicional de uma sala de aula, as aulas à distância implicam, além de uma preocupação pelo bem-estar dos alunos e uma transição semi-integral dos métodos de ensino para o digital, o estabelecimento de novos paradigmas éticos que orientem o comportamento neste novo espaço de ensino.

Como tal, surge, assim, a necessidade de estabelecer os 10 mandamentos das aulas à distância:

  1. Garantirá acesso constante a uma boa conexão à Internet. – Bem como se responsabilizará por garantir que detém conhecimentos básicos de informática.
  2. Definirá o seu escritório, como bem lhe aprouver. – Desde que garantindo que o espaço em volta é sossegado e sem distrações
  3. Cumprirá com as regras de uma sala de aula normal.  – O silêncio é regra de ouro, deverá entrar na sala com o microfone silenciado e para falar deverá levantar a mão (virtual).
  4. Será um praticante da “netiqueta”. – As regras da comum etiqueta ganham uma nova dimensão neste novo ambiente. Deverá falar na sua voz normal, fazendo uso de palavras gentis, esperar pela sua vez para falar enquanto presta atenção ao que os outros estão a dizer.
  5. Comportar-se-á segundo as regras da assiduidade e pontualidade. – Alguns minutos antes de a aula começar, já deverá encontrar-se na sala de aula, vestido apropriadamente para o contexto.
  6. Respeitará o outro, para que também seja respeitado. – Não é permitido tirar fotografias ou gravar a aula, deverá estar consciente das regras de plágio e não participar em qualquer forma de cyberbullying.
  7. Participará ativamente nas suas aulas. – Procurará alimentar a sua vontade de aprender de um modo colaborativo, promoverá a sua curiosidade em todos os termos e estabelecerá uma comunicação objetiva.
  8. Não se irá perder nas horas. – Definirá e cumprirá com as suas horas de estudo, cumprindo com os prazos e realizando as tarefas no tempo proposto.
  9. Estabelecerá a sua rotina. – E tratará de garantir que cumpre com ela. Assim como se estivesse a ter aulas presenciais, será regra de ouro que estabeleça um horário.
  10.  Não excluirá os intervalos do seu horário. – Os seus hobbies manter-se-ão e os tempos de pausa entre matérias não serão ditados pelo toque de uma campainha, mas caberá a si incluí-los no quotidiano.

 

Consulte também:

Educação do futuro, como será?

 

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *