// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World

As melhores cidades universitárias em Portugal

No momento de escolher o próximo passo do seu futuro, os estudantes do Ensino Secundário deparam-se com uma decisão pouco ou nada simples: a escolha da Universidade. Em Portugal, as Universidades Públicas são 13, além da Universidade Aberta (de ensino à distância), múltiplas opções privadas, Politécnicos e outras instituições de Ensino Superior.  Não obstante, os critérios inerentes a esta seleção estão dependentes de outros fatores que não a mera reputação da Universidade, pesando ainda as características da cidade na qual estas se localizam, o custo de vida, a distância de casa, etc.

Contudo, o desempenho das Universidades pode efetivamente ser o fator decisivo na escolha final. Por essa razão, apresentamos-lhe a lista das melhores cidades universitárias em Portugal, ordenando-a segundo a classificação das Universidades suas homónimas no ranking da QS World Universities. Este ranking revela as 1.000 melhores universidades de todo o mundo e baseia o seu algoritmo em métricas como reputação académica, reputação do mercado de trabalho, rácio faculdade/estudante, rácio faculdade internacional, entre outras.

Lisboa

A Universidade de Lisboa é a melhor posicionada Universidade no ranking, ocupando a posição 357. Já a Universidade Nova de Lisboa ocupa ainda a posição 428. Lisboa é a capital do país e é a cidade com uma maior oferta de empregos. É em Lisboa que se encontra o maior número de opções de instituições de Ensino Superior, para não falar do quão verdadeiramente atrativa é a cidade. A cada ano que passa mais e mais turística, Lisboa é uma cidade moderna, sem nunca perder o charme da cultura portuguesa. Dispõe de uma rede de transportes públicos, que permite uma fácil deslocação dentro da cidade. Porém, sendo a maior cidade portuguesa, Lisboa apresenta desvantagens como um elevado custo de vida, comparativamente ao resto do país, e a dificuldade de encontrar alojamento.

Porto

A Universidade do Porto encontra-se empatada no ranking com a de Lisboa, ambas ocupando a posição 357. A cidade do Porto carrega séculos de história, sendo uma das cidades mais antigas do país. Nos últimos anos, a popularidade da cidade Invicta tem vindo a ganhar terreno e, potenciada pelo número elevado de turistas que a visitam, tem vindo a modernizar-se, sem nunca perder o seu “je ne sais quoi”. A U.Porto é das que mais estrangeiros atrai e as múltiplas instituições da cidade garantem uma diversificada oferta formativa.

Coimbra

É impossível falar de cidades universitárias portuguesas sem referir Coimbra. A Universidade de Coimbra ocupa a posição 431 e é uma das mais antigas do mundo. Para o pacote completo de uma experiência universitária plena, Coimbra é o local. A “Cidade do Conhecimento” é dos estudantes e os estudantes são de Coimbra. Em cada canto da cidade, uma genuína maravilha arquitetónica, respira-se história e tradição. Até os mais céticos não resistirão ao espírito académico que a cidade de Coimbra emana.

Adicionalmente, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho (em Braga e Guimarães) são também excelentes universidades públicas, constando da lista da QS World University Rankings 2021. Se procura um maior conhecimento sobre o panorama universitário do nosso país, consulte o website destas universidades e fique a saber um pouco mais sobre cada uma delas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *