// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

ensino superior

Atividades extracurriculares no Ensino Superior: qual a sua importância?

Os anos passados no Ensino Superior conseguem ser bastante preenchidos, com todas as responsabilidades relativas aos estudos e com todas as novas experiências que esta fase oferece. No entanto, existe muito tempo livre que deverá ser aproveitado de modo inteligente e estratégico pelo estudante. Uma das melhores formas de ocupar estes espaços é com atividades extracurriculares.

Quais são as opções?

O melhor do mundo das atividades extracurriculares é a sua diversidade imensa. Existem opções para todo o tipo de perfil, gostos e objetivos. Desde ingressar nas modalidades desportivas que a própria universidade oferece a grupos de voluntariado social, júnior empresas ou associações de estudantes, existe um lugar onde todos podem se encaixar.

Mas porquê dedicar tempo a atividades extracurriculares?

Esta pergunta é de resposta fácil, uma vez que as vantagens são imensas! Destacamos algumas das mais relevantes:

Espaço de novas aprendizagens

Se um dos objetivos do estudante é tornar-se ainda mais capacitado e desenvolver talentos, as atividades extracurriculares são o espaço perfeito. Aqui, poderá sair da zona de conforto, autodescobrir-se, desenvolver as suas qualidades e aperfeiçoar pontos menos positivos. As aprendizagens são bastante abrangentes: por exemplo, alguém que integre uma modalidade desportiva poderá ganhar não só competências técnicas e físicas, como também desenvolver soft skills, nos âmbitos da gestão de tempo e do trabalho de equipa.

Enriquecem o currículo

As atividades extracurriculares são muitas vezes uma forma de ter um contacto antecipado com o mercado de trabalho. Em júnior empresas ou em associações de estudantes, por exemplo, é frequente a interação com profissionais da área e o desenvolvimento de projetos reais com entidades empresariais. No entanto, para além desta vantagem as atividades extracurriculares enriquecem o currículo de um estudante de outras formas. Tal como já foi referido, um aluno que esteja envolvido neste tipo de oportunidades adquire um conjunto de skills único. O mercado de trabalho está ciente dessa vantagem e as atividades extracurriculares funcionam como autênticos fatores diferenciadores.

Rede de Contactos

Dos melhores legados que os estudantes podem receber, fruto da sua dedicação a atividades extracurriculares, são as relações que se estabelecem e perduram não tempo. Isto é válido para amizades com os seus pares (que podem eventualmente ser de culturas diferentes ou áreas do conhecimento distintas), como com profissionais dos domínios nos quais desempenham as suas atividades.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

EnglishPortuguese