Dicas para a preparação para o mercado de trabalho
O mercado de trabalho é um dos assuntos mais discutidos entre estudantes universitários. Entre dúvidas, receios e muita procura, os alunos do Ensino Superior começam a preparar o futuro ainda na Universidade.
- Investir na Formação Académica: A formação é muito importante para o presente e para o futuro. Investir na educação, fazer uma análise a todas Universidades e as suas ofertas de acordo com o curso que pretende e a todos os programas de Mentoria, Voluntariado e Investigação que oferecem é algo importante;
- Ter foco: Ter um objetivo claro e definido é muito importante para conseguir levar o que pretende até ao fim. Esta é uma característica que é muito valorizada pelos recrutadores.
- Mantenha-se atualizado: É essencial que saiba o que se passa no País e no Mundo e, em particular, na área em que pretende trabalhar. Saber o que se está a passar nos vários mercados pode ser uma mais-valia.
- Construir boas relações profissionais: Conseguir começar a criar relações profissionais ainda antes de entrar para o mercado de trabalho pode ser muito importante para quando esse momento acontecer. Manter contacto com vários profissionais da área pretendida ajuda a ter outra visão da realidade vivida.
- Construir um bom currículo: O currículo é o nosso cartão-de-visita e o primeiro contacto que um recrutador terá connosco. Construa um bom currículo, sem erros ortográficos, destaque as suas qualificações e a formação académica.
- Aprenda novos idiomas: Falar várias línguas, hoje em dia, é algo que o vai diferenciar no mercado de trabalho. Existem muitos cursos na internet, gratuitos, que podem fazer.
- Fazer programas de estágio: As Universidades apresentam muitos programas de estágio que deve aproveitar. Aprender, de forma prática, o que está a estudar pode ser um ponto muito positivo no futuro.
- Faça voluntariado: Programas de voluntariado são, também, muito importantes no percurso de académico e no currículo. São mais uma fonte de aprendizagem e de experiência.