// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World mercado de trabalho

Procura de emprego em tempos de pandemia: as melhores práticas

O mundo foi surpreendido com uma pandemia, que mudou as nossas vidas, quer pessoais, quer profissionais. A Covid-19 colocou-nos vários entraves e tivemos que descobrir formas de nos adaptar ao “novo normal”, isso claro diz também respeito no que toca à procura de emprego, que se tornou ainda mais desafiante.

Antes de mais, o mais importante é não desanimar, nem desistir. As ofertas de emprego podem ter reduzido, e muitos processos estão até em stand-by, no entanto as oportunidades existem. Deixamos algumas dicas nesta busca por um emprego.

  1. 1. Informação atualizada

Esta é uma boa altura para atualizar o seu currículo no LinkedIn, de forma a poder otimizá-lo quando empresas estão à procura de profissionais. Em caso de candidatura uma vaga, não se esqueça de adaptar o seu currículo à vaga a que se está a candidatar, de forma clara e objetiva.

  1. 2. Apostar na formação

Esta é uma boa altura para atualizar os seus conhecimentos. Há webinares e formações online a decorrer a toda a hora. Aproveite para reavivar conhecimentos e até explorar novas áreas. Dedique também algum tempo para entender a nova realidade das empresas e como poderá ser uma mais-valia neste período de reinvenção do mercado de trabalho.

  1. 3. Esteja atento ao mercado de trabalho

Neste momento, devido à pandemia, deve focar a sua procura de emprego no online. Visite com regularidade os portais de emprego, websites de busca de emprego e utilize até as redes sociais como o LinkedIn.

  1. 4. Estar disponível para o teletrabalho

Neste momento a realidade de muitas empresas passa pelo teletrabalho, por isso deve estar disponível para esta metodologia e comece a organizar o seu espaço de trabalho em casa. Informe-se sobre as implicações do teletrabalho para que esteja pronto para os desafios que este apresenta.

  1. 5. Prepare-se para as novas formas de recrutamento

Nesta altura, o processo de recrutamento poderá ser feito inteiramente online. As entrevistas de emprego podem ser realizadas através de videoconferências com ou sem interação com o recrutador. É importante pensar no local mais indicado para fazer a sua entrevista a partir de casa, praticar com familiares, se vestir adequadamente e ter atenção à sua postura corporal. Mesmo remotamente, o tom de voz, os gestos e a forma de estar contam muito durante a entrevista.

  1. 6. Cuide de si

Não deixe de cuidar de si por estar em casa e à procura de trabalho. Aproveite a oportunidade para reforçar a sua autoestima e bem-estar. Pratique exercício e faça uma alimentação saudável. Isto acabará por se refletir em ambiente de entrevista.

  1. 7. Paciência e resiliência

A realidade do nosso dia a dia mudou drasticamente. Isso também aconteceu no mundo de trabalho e dos recrutadores. Nesta altura, é normal não ter notícias logo após a sua candidatura e o processo de recrutamento pode ser mais longo e diferente do habitual. Mas não desista.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *