// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

ensino superior mercado de trabalho

Programas Trainee: O que são?

Projetados como bola de canhão para o mercado de trabalho, a adaptação dos jovens recém-diplomados ao ambiente, cultura e dinâmica das empresas tem tudo para ser conturbada. E é precisamente com o objetivo de promover uma integração gradual e holística dos jovens que várias empresas começam, cada vez mais, a adotar programas de trainee.

O que são programas de trainee?

No fundo, consistem num conjunto de processos que visam proporcionar aos jovens, dentro do período estipulado para a sua duração, as ferramentas necessárias para que estes possam, mais tarde, vir a ser integrados no quadro das empresas.

Este tipo de programa fomenta o desenvolvimento dos jovens talentosos que tencionam iniciar a sua carreira profissional, promovendo uma melhoria das competências e aquisição de experiência.

Ainda que a definição de estágio e programa de trainee seja cada vez menos nítida, existe uma diferença fulcral entre ambos. O programa de trainee implica a conclusão do nível de ensino e, ao passo que o trainee está registado enquanto funcionário da empresa, um estagiário não,  este último podendo ainda estar a completar o ciclo de estudos.

Posso ser trainee?

O conceito de programa de trainee parece verdadeiramente aliciante, pelo que pode dar por si a perguntar-se se é elegível para o mesmo.

Consciencializado de que as empresas recorrem a este tipo de programas visando o recrutamento, ensino e formação de profissionais do futuro, deverá deduzir que são direcionados para um público mais jovem, recém-formado ou prestes a concluir o curso. A experiência de trabalho não é exigida e, contudo, o domínio de pelo menos um idioma estrangeiro é extremamente valorizado ao ponto de, quando em falta, poder constituir um fator eliminatório.

Além de que os moldes em que o programa trainee é realizado e o perfil que as empresas procuram possam variar, o próprio processo de seleção pode também ser drasticamente diferente. O mais comum, porém, são processos englobando várias fases, passando por gravação de vídeos curtos, dinâmicas de grupo, entrevistas, testes, apresentações de pitch, etc.

Mas não desmotive com este processo quiçá exigente. É natural que as empresas queiram procurar o trainee com mais perspetivas de ser bem-sucedido. Se o programa de trainees se lhe adivinhou aliciante, sempre com confiança nas suas capacidades, procure as empresas em Portugal ou no estrangeiro que os oferecem e candidate-se. Verá que os programas de trainee são uma excelente maneira de alcançar os seus objetivos de carreira!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *