A segurança em primeiro lugar: a resposta das residências universitárias à COVID-19.
Com a chegada da pandemia houve uma crescente preocupação no que diz respeito às medidas de segurança adotadas pelas residências universitárias no combate à Covid-19. Conscientes da necessidade de adotar regras que salvaguardem a segurança e saúde de todos os residentes, as residências da U-World estabeleceram um protocolo Covid-free no qual se inclui o controlo da temperatura corporal à entrada e saída das residências, bem como a total higienização dos espaços. Além disso, a disposição dos quartos partilhados tem em conta as regras de distanciamento entre residentes impostas dela Direção Geral de Saúde e são disponibilizadas condições para o isolamento de 14 dias se assim for necessário. Em caso de apresentação de sintomas, o residente tem garantia de acompanhamento ao espaço de isolamento, sendo-lhe prestada a assistência necessária e realizado o contacto com o Serviço Nacional e Saúde e os pais.
As residências U-World contam ainda com limpeza diária de todos os espaços comuns, pessoal adicional de higiene e bem-estar para ajudar nas necessidades de limpeza, disponibilidade de higienizador de mãos e implementação de serviços profissionais de limpeza em áreas comuns. Estabeleceram ainda regras de marcação de utilização dos espaços comuns, com o intuito de evitar a permanência simultânea de um grande número de residentes nos mesmos, garantindo assim a segurança de todos.
Através de regimes de limpeza extensivos, equipas especializadas, medidas de segurança adicionais, protocolos de isolamento, programas de eventos seguros e comunicações sobre as melhores práticas a seguir na pandemia, as residências universitárias pretendem salvaguardar a segurança e saúde de todos os residentes. Foi ainda desenhado um manual de suporte ao Covid-19 que pode ser descarregado no website da The Barons Residence e The gallery Residence.
Todas as medidas serão atualizadas de acordo com a evolução da situação pandémica.