// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

Ensino ensino superior

Rotina de estudos eficiente em 5 passos

A vida académica exige mais dos estudantes e não fica mais fácil com o passar dos anos. Por isso, é essencial ter uma rotina de estudos eficiente no que diz respeito às tarefas a desempenhar para as disciplinas e dedicar tempo a todas elas, de forma a alcançar melhores resultados.

E, para ajudá-lo a tomar as rédeas da sua agenda, sugerimos aqui 5 passos para que construa uma rotina de estudos eficiente e bem estruturada. Garantimos que será um investimento que vale a pena!

1- Elaborar um cronograma de estudos

Para dar este primeiro passo, recomendamos analisar os assuntos que pretende priorizar. Organizar cada um deles nos estudos fora do campus é chegar às aulas mais bem preparado, absorver mais o conteúdo e obter bons resultados.

2 – Manter rotinas de horários fixos

O estudante pode trabalhar, ter outros cursos paralelos, família, amigos…vida pessoal! Ao ter um horário fixo para os estudos, ganha mais liberdade para transitar nas outras obrigações e prazeres, pois ninguém é de “ferro”.

3 – Descansar e comer bem

Descansar e dormir bem é essencial para conseguir cumprir com as tarefas. O cérebro, por exemplo, não raciocina com a mesma ênfase. Alimentação inclui hidratação (muita água) e sono. Dormir bem, inclusive, deixa a memória muito mais aguçada. Este passo é, portanto, essencial para garantir uma rotina de estudos eficiente.

4 – Tentar métodos de memorização diferentes

Na técnica conhecida como Pomodoro, por exemplo, o estudante se dedica a uma atividade por 25 minutos e para 5. Isso garante uma melhor memorização da matéria. Investigue como é a forma de aprender mais natural para si, seja visual, ouvindo a explicação da aula, leitura ou até cantar a matéria. Entenda a sua dinâmica de memorização, pois, com certeza, será mais agradável e assertivo estudar assim.

5 – Estabelecer metas claras

Desde o início dos estudos, da decisão de investir o teu tempo naquele projeto, é importante que saiba onde quer chegar, o que vai agregar, exatamente, aquele conhecimento. Mesmo que o conhecimento nunca seja inútil, existem, muitas vezes, prioridades profissionais e financeiras envolvidas. E ter em mente o que quer atingir é meio caminho andado para motivar e alcançar o objetivo proposto.

Com estas nossas 5 dicas, está preparado para elaborar uma rotina de estudos eficiente. Boa sorte!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

EnglishPortuguese