Trabalho híbrido: qual a sua importância para o futuro?
O trabalho híbrido é um método de trabalho que, até há pouco tempo, ainda não era muito utilizado em Portugal. Contudo, a pandemia de Covid-19 veio mudar completamente esse paradigma, fazendo com que o trabalho remoto se tornasse inevitável em grande parte das profissões. Agora que é possível regressar aos escritórios, será que a realidade laboral vai voltar ao que era? O trabalho em casa parece ter muitas vantagens, mas também acarreta grandes desafios. A solução parece estar a meio do caminho. Por um lado, o trabalho não será integralmente feito nas empresas e escritórios. Por outro, também não se espera que passe a ser feito de forma completamente remota. É aqui que surge o trabalho híbrido.
Este novo método de trabalho vai dar aos profissionais uma maior liberdade e autonomia na forma de trabalhar, permitindo-lhes escolher como, onde e quando fazem as suas tarefas laborais. As equipas vão tornar-se cada vez mais híbridas, com pessoas a trabalhar a partir de diferentes locais e até com fusos horários diferentes, dando-lhes a oportunidade de adaptar o trabalho às suas rotinas. Apesar de as horas de trabalho poderem diminuir, o facto de este ser realizado em locais onde as pessoas se sentem mais confortáveis, criativas e produtivas pode gerar melhores resultados. Ou seja, à medida que a própria tecnologia avança e é possível fazer cada vez mais trabalho com menos ferramentas, espera-se que as pessoas se tornem mais produtivas com menos tempo de trabalho.
No fundo, o trabalho híbrido é a grande tendência do futuro, uma realidade já prevista para o mercado laboral, mas que a pandemia veio antecipar. Isto porque o mercado de trabalho tem tendência a adaptar-se às necessidades dos colaboradores e a tornar-se muito mais flexível. Além de o local de trabalho poder ser escolhido e adaptado consoante cada trabalhador, também é expectável que não haja horários fixos, mas sim metas e objetivos a atingir. Também a redução de custos, a diminuição de atrasos e do tempo gasto em deslocações, a melhor gestão do tempo e a otimização de atividades fazem do trabalho híbrido a grande aposta do mercado laboral.
Por tudo isto, o trabalho híbrido representa uma fatia de grande importância para as empresas que, devido à pandemia, se viram obrigadas a antecipar uma realidade já prevista.