// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

alojamento para estudantes residências universitárias

Alojamento para estudantes: as principais opções

Quando entrar na faculdade implica uma mudança de cidade e, por isso, uma mudança de residência, umas das principais preocupações reside na escolha do alojamento. Para o ajudar a neste processo de decisão, mostramos quais as principais opções para os estudantes.

Residências

Em termos financeiros, por apresentarem preços vantajosos, uma das melhores opções são as residências universitárias. As residências públicas são geridas pelas próprias instituições de ensino, sendo que conseguir alojamento numa residência implica participar num processo de candidatura. É dada prioridade a alunos bolseiros e, por norma, os quartos disponíveis são partilhados entre estudantes.

Para dar resposta à procura urgente de alojamento pelos estudantes matriculados em estabelecimentos de ensino superior um pouco por toda a cidade, surge o regime privado de residências estudantisExistem inúmeras residências privadas dispersas pelo Porto, situadas em locais distantes ou próximos do centro da cidade, cada uma apresentando os seus atributos. As residências privadas de estudantes apresentam-te soluções bastante viáveis para que a estadia durante o período letivo seja o menos conturbado possível. Nas residências da U-World sentir-se-á seguro em quartos modernos. E mais importante, o sossego é a palavra de ordem e tudo está planeado a pensar em nos estudantes, contribuindo para que tanto a estadia como a própria experiência universitária sejam inesquecíveis.

Alugar quarto/apartamento

Esta costuma ser a alternativa mais comum para os estudantes que se deslocam para fora da área de residência. Dentro desta opção, pode escolher alugar um quarto ou um apartamento. Alugar um apartamento com amigos ou colegas pode ser benéfico porque, em primeiro lugar, dividir as despesas entre todos pode ficar mais barato do que alugar um quarto sozinho e, segundo, porque viver com pessoas que não sejam totalmente desconhecidas pode ajudar no processo de adaptação.

Repúblicas

Esta é, possivelmente, a opção de alojamento mais tradicional por estar fortemente ligada à tradição académica. Estas residências estudantis são casas partilhadas por estudantes em “autogestão”, com regras próprias e onde, habitualmente, as tradições académicas assumem grande peso. No que diz respeito às despesas, esta é também uma das opções mais económicas, já que a renda mensal costuma ser reduzida. Em Coimbra, por exemplo, existem cerca de 28 repúblicas.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *