Principais apoios a estudantes universitários
Ser estudante no ensino superior acarreta muitas despesas e implica encargos financeiros que muitas famílias têm dificuldade em suportar. Para que isso não seja um motivo válido para desistir de um curso superior, explicamos que apoios estão disponíveis para os estudantes universitários.
Bolsas de estudo
As bolsas de estudo são um apoio anual dado pelo Estado, prestado quando o agregado familiar do estudante não possui um “nível mínimo adequado de recursos financeiros” (Despacho n.º 5404/2017). Todas as condições de candidatura, valores e procedimentos podem ser consultados no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Programa + Superior
Este é um programa criado pelo Ministério da Educação, cujo principal objetivo é incentivar os estudantes a escolher instituições que, por norma, têm menor procura por se localizarem em regiões com menos população. Os candidatos recebem assim uma bolsa de mobilidade. As informações relativas a este apoio podem ser consultadas no site da DGES.
Bolsas das Instituições de Ensino Superior
Algumas instituições têm também recursos financeiros próprios que lhes permitem dar apoio a estudantes que não sejam elegíveis a bolsas como as mencionadas anteriormente. Por norma, isto poderá estar associado à cooperação do aluno em algumas atividades da instituição. Para saber se pode usufruir do apoio destas bolsas de estudo, deve consultar a própria instituição em causa.
Bolsas de Câmaras Municipais
São várias as Câmaras Municipais do país que disponibilizam bolsas de apoio ao ensino superior, com o propósito de ajudar os seus munícipes no seu processo de formação académica. Para perceber se é elegível para este apoio, deve consultar a Câmara Municipal da sua localidade.
Bolsas por Mérito
Se é um bom aluno, este pode ser o apoio ideal para si, independentemente dos rendimentos do agregado familiar. Este apoio pode ser dado pelos estabelecimentos de ensino a estudantes que, no ano letivo anterior à atribuição da bolsa, tenham obtido aprovação em todas as unidades curriculares com, pelo menos, 16 valores.
Bolsas Privadas
Além dos apoios já mencionados, atribuídos pelo estado ou instituições públicas, existem ainda algumas instituições privadas que também prestam apoio através da atribuição de bolsas de estudo, como por exemplo: Instituto Camões, Fundação Calouste Gulbenkian ou Associação Duarte Tarré. Todas as informações relativas a estas bolsas podem ser consultadas nos próprios sites das instituições.
Programa de Bolsas “Filhos da Terra”
O Programa Filhos da Terra resulta de um projeto de colaboração entre o grupo U-World, autarquias locais e empresas parceiras, que partilham o propósito de promover o desenvolvimento das regiões do interior através da fixação de jovens qualificados nos seus concelhos de origem. Este concurso nacional a Bolsas inclui propina, alojamento e tutoria e é destinado a estudantes de mérito que pretendam deslocar-se para fora da sua região para ingressar no 1º ano do Ensino Superior na Academia do Porto.
Para além destes apoios, os estudantes universitários podem ainda contar com as opções de alojamento universitário e com todos os produtos e serviços complementares do universo U-World.