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Geral

Consultoria Operacional: o que é?

É durante o percurso académico que muitos estudantes universitários começam a ouvir falar sobre consultorias. Hoje explicamos o que é a consultoria operacional e o que se pode fazer com este tipo de consultoria.  

A consultoria é um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria.  

Depois de o consultor conseguir reunir todas as informações, o profissional desenvolve, implanta e viabiliza o projeto, de modo a fim de aprimorar as práticas já executadas pelo cliente e, por consequência, auxiliar na tomada de decisões. 

Através de uma visão externa e profissional, é possível conseguir atingir o crescimento pessoal ou da empresa, desde que o cliente também trabalhe em conjunto com o consultor, fornecendo todas as informações necessárias de forma transparente. 

A Consultoria Operacional vai de encontro ao ambiente e ao que acontece quando os profissionais especializados, consultores, passam um tempo na empresa, diagnosticando problemas para encontrar soluções. 

  • O objetivo da consultoria operacional é sempre focar nas melhorias que podem ser concretizadas no futuro, para que a empresa qualifique seus resultados e experimente o crescimento sustentável; 
  • O consultor tem olhar externo e crítico sobre o momento atual da empresa, percebendo detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos colaboradores; 
  • Troca de conhecimentos entre o consultor e os gestores, que faz com que tenham maior competência para executar as suas atividades 
  • Processos com prazos que são cumpridos, para que objetivo seja sempre atingido;  
  • Suporte para a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, aumentando as oportunidades de sucesso 
  • Atualização dos processos e práticas de gestão para que a empresa consiga sobreviver e crescer.