Consultoria Operacional: o que é?
É durante o percurso académico que muitos estudantes universitários começam a ouvir falar sobre consultorias. Hoje explicamos o que é a consultoria operacional e o que se pode fazer com este tipo de consultoria.
A consultoria é um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria.
Depois de o consultor conseguir reunir todas as informações, o profissional desenvolve, implanta e viabiliza o projeto, de modo a fim de aprimorar as práticas já executadas pelo cliente e, por consequência, auxiliar na tomada de decisões.
Através de uma visão externa e profissional, é possível conseguir atingir o crescimento pessoal ou da empresa, desde que o cliente também trabalhe em conjunto com o consultor, fornecendo todas as informações necessárias de forma transparente.
A Consultoria Operacional vai de encontro ao ambiente e ao que acontece quando os profissionais especializados, consultores, passam um tempo na empresa, diagnosticando problemas para encontrar soluções.
- O objetivo da consultoria operacional é sempre focar nas melhorias que podem ser concretizadas no futuro, para que a empresa qualifique seus resultados e experimente o crescimento sustentável;
- O consultor tem olhar externo e crítico sobre o momento atual da empresa, percebendo detalhes que muitas vezes passam despercebidos pelos colaboradores;
- Troca de conhecimentos entre o consultor e os gestores, que faz com que tenham maior competência para executar as suas atividades;
- Processos com prazos que são cumpridos, para que objetivo seja sempre atingido;
- Suporte para a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, aumentando as oportunidades de sucesso;
- Atualização dos processos e práticas de gestão para que a empresa consiga sobreviver e crescer.