// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

Geral

Estudar para os exames: Como manter a motivação?

A primeira época de exames aproxima-se a passos largos e a ansiedade dos estudantes face à quantidade de informação que têm que estudar aumenta. É normal que entre stress, cansaço e algum receio pelos resultados a motivação, que é tão essencial, diminua. No entanto, nem tudo está perdido! Passo a passo é possível manter a motivação enquanto está a estudar para os exames:

  1. Definir objetivos

A definição de objetivos é o ponto de partida para qualquer projeto, mesmo que esse projeto seja alcançar sucesso nos exames. É importante encarar esta questão tanto de um ponto de vista global (ou seja, traçar metas gerais, para o que se pretende), como de um ponto de vista mais pormenorizado (por exemplo, estabelecer objetivos diários para a quantidade de informação a estudar).

  1. Escolher o espaço

O espaço dedicado ao estudo é fundamental e exerce uma grande influência na motivação com que se estuda. Ambientes excessivamente barulhentos ou com pouca luz poderão não ser os mais indicados. Assim, é importante que o estudante selecione um espaço acolhedor, tranquilo e com o mínimo de distrações possíveis.

  1. Criar uma rotina

A criação de uma rotina é o que vai ditar, sobretudo, se os objetivos traçados são conquistados ou não. Ter uma hora definida para acordar, para pausas, para refeições e para dormir é essencial neste processo de estudo, para que haja um ritmo de trabalho sistemático e eficiente.

  1. Música ou silêncio?

Um bom truque para muitas pessoas manterem a motivação enquanto estudam é a seleção de playlists, de acordo com o seu gosto pessoal. Atualmente, em várias plataformas como o Youtube ou o Spotify, já existem faixas de reprodução que duram horas e que são especialmente concebidas para estimular a concentração. No entanto, quem prefere o silêncio, no momento de estudar, deve tal como já foi referido, privilegiar essa mesma caraterística nos espaços que escolhe.

  1. Compreender e não decorar

Muitas vezes o estudo parece uma atividade particularmente aborrecida e stressante devido à enorme quantidade de matéria que há para reter, num curto espaço de tempo. Para contornar esta situação, o melhor será apostar numa estratégia de estudo baseada na compreensão da matéria e na ligação de conceitos.

  1. Atenção às expetativas

Muita da ansiedade face ao estudo é gerada devido ao medo de falhar certas metas. Para não perder a motivação, neste período, é essencial que o estudante dê o melhor de si, percebendo, no entanto, que nem sempre as expetativas são cumpridas e é necessário encarar essa realidade com compaixão e compreensão.

  1. Cuidado com as distrações

Se de cinco em cinco minutos a vontade de ir ao telemóvel ver as novidades das redes sociais surge, ou se a conversa sobre assuntos diversos começa a fluir com colegas, talvez o estudo não esteja a ir na melhor direção. É essencial que o estudante identifique os seus pontos de distração e se afaste deles, no momento em que a concentração é necessária.

  1. Anotar e Partilhar Dúvidas

Estudar com dúvidas torna o processo muito mais complexo e facilmente desmotivante. Assim, é aconselhável que ao longo do estudo todas as dúvidas que surjam sejam anotadas e esclarecidas, quer seja junto de colegas, de professores ou online, em websites fidedignos.

  1. Descanso

Um dos segredos para manter o bom humor e a motivação em alta é precisamente desfrutar do descanso que o corpo necessita. Aqui, a questão de seguir uma rotina bem delineada assume uma importância fulcral.

  1. Viver o momento

Por último, mas não menos importante, é importante viver o momento. As épocas de estudo são períodos marcados pela ansiedade e pela expetativa de cumprir resultados, no entanto, também são fases de muita aprendizagem e, até, de crescimento pessoal. Prestar atenção ao caminho e não só ao destino pode ser uma poderosa força motivadora.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

EnglishPortuguese