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Exercício físico: um aliado para a aprendizagem?

Segundo neurocientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que apresentaram algumas pesquisas sobre a importância do exercício físico na aprendizagem e na vida académica, revelaram que os alunos que praticam exercício físico com frequência têm desempenho 20% superior aos alunos sedentários.

Isto porque quando uma pessoa se exercita, a produção de sinapses neurais aumenta. Ou seja, a prática de exercícios físicos tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais, que mantém a mente jovem e ativa.

Mente sã, corpo são

Esta frase tem o principal objetivo da prática de exercício: conquistar uma mente sã num corpo são. O equilíbrio físico e mental é o resultado mais importante dos treinos sistemáticos, muito embora os atletas costumem preocupar-se exclusivamente às visíveis transformações físicas decorrentes do treino.

Por outro lado, praticar exercício físico ajuda muito na concentração e memorização de conteúdos. Quem pratica desporto, além de desenvolver melhor o raciocínio lógico e a memória, apresenta também reflexos mais apurados e maior foco na realização de atividades escolares ou acadêmicas.

De acordo com o Salk Institute, na Califórnia, as pessoas adultas que caminham pelo menos três vezes por semana melhoram em até 15% a sua capacidade de aprendizagem e concentração.

Além disso, o exercício físico traz vários benefícios psicológicos, como a elevação da autoestima. Segundo um estudo recente publicado pelo Journal of Pediatric Psycology, se a pessoa se sentir bem com ela mesma, ela ficará mais confiante, terá mais vontade de aprender e consequentemente o seu rendimento escolar será melhor.

A prática de exercícios ajuda ainda a minimizar os níveis de stress, tão típicos em épocas de exames. Exercícios leves e moderados fazem com que o corpo libere beta-endorfina, uma substância que proporciona bem-estar e prazer. Isso garante que a pessoa tenha ânimo para realizar todas as suas atividades sem sucumbir ao stress.

 

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