Feedback negativo ou menos positivo: como lidar?
Nem sempre é fácil lidar com o feedback negativo no ambiente de trabalho ou académico. Porém, se algumas pessoas sabem lidar melhor com a situação, para outras o feedback negativo é fonte de ansiedade e de stress.
Compreender que uma crítica ao nosso trabalho pode ajudar-nos a crescer e a desenvolvê-lo de uma forma melhor e mais completa é o mais importante.
A maioria das pessoas não está preparada para lidar com o feedback negativo e a verdade é que ninguém gosta de ouvir críticas. Quando nos é dado um feedback positivo ou ouvimos algumas palavras de reconhecimento, a tendência é para nos sentirmos orgulhosos do trabalho que desenvolvemos e de sermos invadidos por uma sensação de satisfação. Contudo, é muito importante aprendermos a ouvir e lidar tanto com o feedback negativo como com o positivo.
Quando acontece o contrário, ou seja, quando, por algum motivo, é necessária a intervenção no sentido de chamar a atenção, criticar ou repreender, por parte de um colega ou de alguém com um cargo superior ao nosso, a tendência é para haver uma resistência. Por isso, sempre que se recebe um feedback negativo no ambiente de trabalho é essencial que se faça uma reflexão antes de argumentar. Desta forma, irá conseguir pensar bem na crítica que lhe foi feita e conseguirá observar e identificar os aspetos menos positivos que terá de trabalhar melhor.
Quando este tipo de feedback é bem dado, isto é, quando a pessoa conversa abertamente consigo sobre o que está mal no seu trabalho ou na sua postura perante a empresa e quando há respeito, ativa-se uma ferramenta de comunicação extremamente valiosa. É natural que, no momento em que recebe a crítica, se sinta um pouco desmotivado ou até mesmo ofendido. Mas não deve nunca reagir de uma forma agressiva.
Deve sempre olhar para o feedback negativo como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e até como uma forma de desenvolver vínculos.