Inteligência Artificial: qual será o futuro da educação?
A Inteligência Artificial (IA) corresponde à capacidade das máquinas de replicarem o pensamento dos seres humanos. Ou seja, o objetivo seria dotar máquinas de capacidades de aprendizagem, raciocínio, interpretação de dados externos e execução de atividades diversas, das mais simples às mais complexas.
Cada vez mais é um termo discutido, do ponto de vista tecnológico e científico, assim como de um prisma ligado à ética. Também os processos de Inteligência artificial estão progressivamente a integrar-se em mais áreas e a Educação não escapa a esta tendência. Qual será o futuro da Educação tendo em conta esta nova realidade?
Um exemplo será o denominado Learning Analytics, ou seja, Análise de Aprendizagem, traduzido para português. Este método procura mensurar, recolher e analisar relatórios de dados sobre alunos, auxiliando na compreensão do seu processo de aprendizagem individual e otimizando a mesma, assim como o respetivo contexto. Atualmente, tem vindo a ser utilizado em Massive Open Online Courses, onde o número de estudantes inscritos alcança valores bastante avultados.
A Inteligência Artificial vem, em simultâneo, revolucionar os recursos pedagógicos com um novo dinamismo. A Robótica Pedagógica é um exemplo de excelência disso mesmo. Aqui, os raciocínios lógico e criativo serão aplicados pelo aluno ao máximo, para que problemas sejam resolvidos e muitas ferramentas, ao nível da robótica e da programação, são ensinadas aos mais jovens. O trabalho em equipa é uma forte motivação desta mesma prática, uma vez que a aplicação deste princípio depende totalmente da relação professor-aluno.
Em terceiro, um grande vulto da IA que começa a ganhar expressão no setor da Educação é, precisamente, o Sistema Tutorial Inteligente. Este sistema é computadorizado e concebido para dar, de modo personalizado, instruções diretas e feedback a alunos, sem a intervenção de qualquer ser humano (inclusive o próprio professor, claro).
Muitos outros mecanismos, como reconhecimento automático de imagens e voz e traduções instantâneas, começam a revelar um impacto crescente em instituições de ensino, sejam escolas ou universidades.
O futuro afigura-se incerto, mas uma coisa é certa: a Inteligência Artificial veio para ficar em vários domínios e, na Educação em particular, a sua força tem-se firmado nos últimos anos como robusta e sólida e a tendência é para não abrandar.
Consulte também:
Educação do futuro: como será?