// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

Ensino

Inteligência Artificial: qual será o futuro da educação?

A Inteligência Artificial (IA) corresponde à capacidade das máquinas de replicarem o pensamento dos seres humanos. Ou seja, o objetivo seria dotar máquinas de capacidades de aprendizagem, raciocínio, interpretação de dados externos e execução de atividades diversas, das mais simples às mais complexas.

Cada vez mais é um termo discutido, do ponto de vista tecnológico e científico, assim como de um prisma ligado à ética. Também os processos de Inteligência artificial estão progressivamente a integrar-se em mais áreas e a Educação não escapa a esta tendência. Qual será o futuro da Educação tendo em conta esta nova realidade?

Um exemplo será o denominado Learning Analytics, ou seja, Análise de Aprendizagem, traduzido para português. Este método procura mensurar, recolher e analisar relatórios de dados sobre alunos, auxiliando na compreensão do seu processo de aprendizagem individual e otimizando a mesma, assim como o respetivo contexto. Atualmente, tem vindo a ser utilizado em Massive Open Online Courses, onde o número de estudantes inscritos alcança valores bastante avultados.

A Inteligência Artificial vem, em simultâneo, revolucionar os recursos pedagógicos com um novo dinamismo. A Robótica Pedagógica é um exemplo de excelência disso mesmo. Aqui, os raciocínios lógico e criativo serão aplicados pelo aluno ao máximo, para que problemas sejam resolvidos e muitas ferramentas, ao nível da robótica e da programação, são ensinadas aos mais jovens. O trabalho em equipa é uma forte motivação desta mesma prática, uma vez que a aplicação deste princípio depende totalmente da relação professor-aluno.

Em terceiro, um grande vulto da IA que começa a ganhar expressão no setor da Educação é, precisamente, o Sistema Tutorial Inteligente. Este sistema é computadorizado e concebido para dar, de modo personalizado, instruções diretas e feedback a alunos, sem a intervenção de qualquer ser humano (inclusive o próprio professor, claro).

Muitos outros mecanismos, como reconhecimento automático de imagens e voz e traduções instantâneas, começam a revelar um impacto crescente em instituições de ensino, sejam escolas ou universidades.

O futuro afigura-se incerto, mas uma coisa é certa: a Inteligência Artificial veio para ficar em vários domínios e, na Educação em particular, a sua força tem-se firmado nos últimos anos como robusta e sólida e a tendência é para não abrandar.

Consulte também:
Educação do futuro: como será?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

EnglishPortuguese