Inteligência emocional e o sucesso académico e profissional
A inteligência emocional é dos temas mais debatidos na atualidade. Mas do que falamos exatamente? A inteligência emocional é um conceito presente na Psicologia que descreve toda capacidade que temos de perceber e gerir as nossas próprias emoções e sentimentos. Além disso, envolve a aptidão de interpretar e entender as emoções das outras pessoas, a fim de ampliar a compreensão de determinados acontecimentos.
No entanto, isso não significa que a pessoa irá ser bondosa com as reações das pessoas. Entender e saber a forma que elas reagem a determinadas situações ajudará a escolher a melhor maneira de conduzir e alcançar os resultados desejados na vida profissional ou académica.
A inteligência emocional é um componente significativo para o sucesso de uma pessoa nas diversas áreas da sua vida, principalmente no universo académico e corporativo. Segundo um estudo americano, 58% dos fatores de sucesso na vida profissional estão ligados à inteligência emocional. Por isso, apresentamos alguns pontos que te podem ajudar a desenvolver esse tipo de inteligência:
1. O primeiro passo é saber que a inteligência emocional pode ser desenvolvida através da mudança de alguns hábitos e atitudes. Responder em vez de agir, tentar reduzir as emoções negativas e ouvir a pessoa que está à sua frente pode ser um bom começo.
2. Praticar exercícios pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento dessa habilidade. É importante que antes de agir, pensar, refletir e analisar a situação, para depois tomar alguma decisão. A meditação e observação do que está a sentir também podem ajudar.
3. Não julgue ou tente mudar os seus sentimentos com muita rapidez. A inteligência emocional é um processo gradual, podendo ocorrer de forma lenta e variando de pessoa para pessoa. Respeite o seu tempo e tenha paciência, afinal, a pressa é inimiga da perfeição.
4. Crie um ambiente positivo e motivador. Isso melhorará a qualidade de vida e pode contagiar as pessoas ao seu redor. Ajudar a equipa seja no trabalho ou na vida académica, ser flexível e manter uma boa comunicação interna proporcionarão um local de trabalho/académico mais leve e agradável.