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Lidar com o stress na universidade: Saiba Como

O stress na universidade, infelizmente, é uma realidade para muitos estudantes. As épocas de exames, a apresentação de trabalhos, o receio de falhar, as decisões que ganham uma nova dimensão e responsabilidade, o contacto com todo um novo sistema educativo e colegas (em alguns casos até cidade nova), representam um conjunto de situações que podem motivar uma dificuldade acrescida em fazer uma boa gestão emocional. Como contornar estes problemas de ansiedade? Pequenos passos podem fazer toda a diferença:

  1. Serviços de Psicologia da Faculdade

Primeiramente, há que desmistificar uma ideia bastante enraizada de que a ajuda psicológica só se deve pedir em casos extremos ou quando existe uma psicopatologia bastante evidente. A ajuda psicológica deve ser requisitada muito antes de determinados problemas avançarem até um grau de gravidade maior. É algo que deve ser normalizado na sociedade e se, por algum motivo, houver sentimentos de desconforto psicológico, uma profissional da área poderá muito mais facilmente trazer a tranquilidade necessária e indicar o caminho mais fácil para solucionar problemas e o stress na universidade.

  1. Organização

Viver uma vida organizada é um passo fundamental para viver uma vida tranquila. Entre afazeres diversos, relacionados com trabalhos, estudos, vida social, atividades extracurriculares, atividades académicas, entre outros, a rotina universitária pode ser bastante agitada. Hierarquizar prioridades, fazer listas e criar horários de estudo, pode ser um meio de chegar a uma tranquilidade muito maior.

  1. Não esquecer os amigos e a família

Partilhar sentimentos é essencial para lidar de modo mais saudável com as emoções. Familiares e amigos são sempre um porto seguro, quando o assunto é escutar e prestar apoio, daí a necessidade de manter contacto, mesmo em situações de maior stress na universidade e ansiedade, que possam, eventualmente, criar uma necessidade de isolamento, na pessoa afetada.

  1. Manter hábitos saudáveis

Fazer uma alimentação equilibrada, variada e saudável, a par de manter uma rotina de exercícios físicos é vital não só para a saúde física, como para a saúde mental. O não cumprimento destes requisitos tem comprovadamente consequências negativas, pelo que deve haver um esforço para, mesmo no meio de uma rotina stressante, procurar manter bem sistematizada a rotina de alimentação e exercício físico.

  1. Resiliência

Este último ponto passa por normalizar os sentimentos de stress na universidade e caos interior que uma fase como os anos de universitário trazem. É normal sentir dificuldades em acompanhar todos os acontecimentos, todas as responsabilidades e todas as mudanças. O mais importante a reter é que esse sentimento é temporário e com as ajudas certas, já mencionadas, será uma fase ultrapassada com grande sucesso.

 

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