// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

residências universitárias

O mercado das residências universitárias em Portugal

A crise pandémica veio revolucionar praticamente todos os mercados e a sua saúde financeira, pelo que seria de esperar que também o mercado das residências universitárias saísse afetado. É evidente que são várias as empresas deste setor que estão a sofrer perdas financeiras consideráveis, resultantes das circunstâncias excecionais que a pandemia trouxe também ao universo académico. Contudo, o mercado imobiliário e, consequentemente, das residências universitárias tem tipicamente maior resistência em tempos de crise social e económica. Neste sentido, apesar das dificuldades inerentes à pandemia, o número e tipo de investidores neste setor tem vindo a aumentar. Este aumento pode ser justificado por, essencialmente, dois fatores. Numa primeira instância, a forte procura por parte dos estudantes, nacionais ou estrangeiros, contrasta com a falta de oferta de soluções adequadas no mercado das residências para estudantes. Depois, também a perceção de que este mercado apresenta um grande potencial, com elevada margem de crescimento, torna-o um ativo atrativo para promotores e investidores.

As universidades portuguesas têm se destacado a nível internacional, ocupando lugares de destaque nos rankings internacionais, tendo em conta a sua reputação, qualidade de ensino e número de estudantes estrangeiros. Isto, por sua vez, faz com que as universidades portuguesas recebam cada vez mais alunos. Além disso, dos estudantes matriculados no Ensino Superior estima-se que cerca de 30% destes estudantes são deslocados, o que implica a necessidade de um alojamento universitário, fazendo com que a oferta que existe atualmente ainda não consiga dar resposta a esta procura. Estes fatores fazem com que a crise provocada pela pandemia não se traduza numa perda de interesse ou na dificuldade de recuperação do setor, tendo em conta que a procura continuará a crescer ao longo dos próximos anos e a oferta disponível em Portugal é ainda insuficiente. Por isso, o mercado das residências universitárias em Portugal não só está saudável, como apresenta grande potencial de crescimento, revelando-se uma escolha lucrativa para quem queira investir.

Consulte as nossas opções de investimento disponíveis.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *