// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

Ensino mercado de trabalho

Networking – Como potenciar a minha rede de contactos?

Com certeza já ouviste falar da arte do networking, mas, como caíste de paraquedas neste mundo afiado que é o mercado de trabalho, nem sabes bem explicar em que consiste.

O que é networking?

Antes de compreender o verbo (ou a ação no seu estado continuado), é importante compreender primeiro em que consiste uma network. Uma rede de contactos define-se como um círculo de pessoas com que te deparas e com quem estabeleces afinidades profissionais. Com estas pessoas, que não precisam necessariamente de pertencer à tua área profissional, poderás desenvolver uma rede recíproca de conhecimento, motivação, serviços e objetivos. Assim, networking consiste no ato de criar estas relações profissionais de pura partilha. E podes fazê-lo de muitas formas.

A importância do networking

Contudo, convém primeiro entender a importância e relevância do networking. Um estudo do LinkedIn em 2016 indicou que 85% dos seus usuários encontrou emprego através de networking. Cuidar de uma boa rede de contactos assume-se como prioridade num momento em que procuras oportunidades ou desejas potenciar a tua carreira. É a tua forma de te introduzires enquanto profissional e ganhares visibilidade. Deparar-te-ás com diferentes indivíduos de diferentes visões que te poderão dar dicas e proceder a uma análise do teu projeto.

Como potenciar a rede de contactos?

            Numa época pré-Covid-19, na qual uma pandemia mundial disruptiva, que viria a revolucionar o nosso modo de viver, era apenas o enredo do nosso filme de ficção científica preferido, potenciar a rede de contactos era bastante simples. A dica principal passava por estar presente com regularidade em eventos da rede de relacionamentos. Meetups, eventos especializados, conferências, retiros, seminários, etc.: as opções eram imensas. E as regras eram simples: chegar cedo e com uma predisposição para tagarelar, estar por dentro do sector e das suas inovações, mostrar interesse e manter-se fiel e verdadeiro.

            Em plena situação pandémica, o ato de networking teve de mudar o seu modus operandi. Com a impossibilidade de encontros cara a cara, a nutrição das relações com a rede de contactos pode revelar-se desafiante. Apresentamos-te algumas dicas para o estabelecimento de conexões numa época digital à força:

  1. Investe nas redes sociais – a identidade online é a primeira perceção que as pessoas terão de ti, portanto deves cuidar da tua marca pessoal. Para relações mais profissionais, liga-te ao LinkedIn e torna-te ativo em determinados grupos de discussão;

 

  1. Interpela desconhecidos – quanto mais diversa e alinhada com a diversidade da tua área de negócio for a tua rede de contactos, melhor será para ti;

 

  1. Agenda um encontro virtual – se encontrares alguém interessante com quem gostarias de estabelecer uma conexão profissional, marca um encontro casual, como um café, um “chá das 5”, uma prova de vinhos. Esta súbita interação virtual poderá ter resultados inesperados;

 

  1. À vontade com a tecnologia – independentemente da plataforma utilizada, depois de apareceres, o segundo ponto mais importante é olhar para a câmara e falar pausadamente. Assume as tuas características de Millennial e mostra que não tens dificuldades com o uso da tecnologia.

 

  1. Sê pessoal – a empatia é sempre um bom caminho. Quando estiveres a dirigir-te a alguém, mostra preocupação pelo estado das pessoas. Tenta perceber como a situação de pandemia as está a afetar e mostra também parte da tua vulnerabilidade. Afinal não é verdade que somos todos humanos e estamos a passar pelo mesmo período de incerteza enquanto humanidade?

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *