// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

U-World Geral
Sessão de personal coach

Personal Coach, Tutoria e Mentoring: tudo o que precisa de saber.

Estes três termos podem ser entendidos por muitos como sinónimos. Contudo, apesar de terem objetivo finais semelhantes, estes termos não significam a mesma coisa. De forma geral, todos pretendem promover o crescimento pessoal e profissional, ajudar a superar limitações e a conquistar metas e objetivos, mas as metodologias utilizadas por cada um são muito diferentes.

O coaching parte do pressuposto de que qualquer pessoa já dispõe de todas as respostas e soluções para alcançar determinados objetivos e apenas necessita de desenvolver essas competências e habilidades, através de um processo de autoconhecimento, com as perguntas certas. Estas perguntas e técnicas visam criar uma consciência destas capacidades, dos pontos a melhorar, dos valores a seguir e deixar claro que atingir os objetivos definidos implica foco, empenho e ações efetivas. O coach trabalha no sentido de conseguir a transição do estado atual para o estado desejado, ou seja, de levar o coachee a encontrar dentro de si as respostas que procura e levá-lo a agir de forma assertiva e constante ao encontro dos seus objetivos.

A tutoria e o mentoring são metodologias mais diretamente relacionadas com a orientação profissional. Ambas têm na sua base uma pessoa mais experiente a orientar uma pessoa menos experiente, no sentido de o ajudar no seu desenvolvimento. Na tutoria, a abordagem é feita no sentido de transmitir conhecimento e competências técnicas e/ou metodológicas.

O mentoring, por sua vez, funciona como uma espécie de tutoria em que alguém com mais experiência profissional orienta e partilha experiências, conhecimento, conselhos com alguém mais novo, geralmente a iniciar-se no local em questão, mas com uma abordagem mais focada no aspeto comportamental. Esta é uma abordagem mais holística, no sentido em que não prioriza apenas aspetos mais técnicos. O mentoring pode acontecer de forma formal, quando se recorre à prestação desse serviço, ou até de forma inconsciente, como acontece na relação entre familiares e colegas de trabalho.

O mentoring e a tutoria, por estarem mais diretamente relacionados com a vida profissional, são aplicados em casos mais específicos, enquanto o coaching tem uma aplicação mais abrangente.

No que diz respeito à área de alojamento universitário da U-World,  preocupamo-nos em oferecer soluções que se adaptem a cada residente, adotando sempre um papel ativo no seu desenvolvimento pessoal, académico e profissional. Assim, surge o nosso conceito, único em Portugal, de alojamento e personal coach All-in-One, com o propósito de transformar os residentes na sua melhor versão, garantindo um acompanhamento privilegiado em todo o seu percurso.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *