Personal Coach, Tutoria e Mentoring: tudo o que precisa de saber.
Estes três termos podem ser entendidos por muitos como sinónimos. Contudo, apesar de terem objetivo finais semelhantes, estes termos não significam a mesma coisa. De forma geral, todos pretendem promover o crescimento pessoal e profissional, ajudar a superar limitações e a conquistar metas e objetivos, mas as metodologias utilizadas por cada um são muito diferentes.
O coaching parte do pressuposto de que qualquer pessoa já dispõe de todas as respostas e soluções para alcançar determinados objetivos e apenas necessita de desenvolver essas competências e habilidades, através de um processo de autoconhecimento, com as perguntas certas. Estas perguntas e técnicas visam criar uma consciência destas capacidades, dos pontos a melhorar, dos valores a seguir e deixar claro que atingir os objetivos definidos implica foco, empenho e ações efetivas. O coach trabalha no sentido de conseguir a transição do estado atual para o estado desejado, ou seja, de levar o coachee a encontrar dentro de si as respostas que procura e levá-lo a agir de forma assertiva e constante ao encontro dos seus objetivos.
A tutoria e o mentoring são metodologias mais diretamente relacionadas com a orientação profissional. Ambas têm na sua base uma pessoa mais experiente a orientar uma pessoa menos experiente, no sentido de o ajudar no seu desenvolvimento. Na tutoria, a abordagem é feita no sentido de transmitir conhecimento e competências técnicas e/ou metodológicas.
O mentoring, por sua vez, funciona como uma espécie de tutoria em que alguém com mais experiência profissional orienta e partilha experiências, conhecimento, conselhos com alguém mais novo, geralmente a iniciar-se no local em questão, mas com uma abordagem mais focada no aspeto comportamental. Esta é uma abordagem mais holística, no sentido em que não prioriza apenas aspetos mais técnicos. O mentoring pode acontecer de forma formal, quando se recorre à prestação desse serviço, ou até de forma inconsciente, como acontece na relação entre familiares e colegas de trabalho.
O mentoring e a tutoria, por estarem mais diretamente relacionados com a vida profissional, são aplicados em casos mais específicos, enquanto o coaching tem uma aplicação mais abrangente.