// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

alojamento para estudantes ensino superior residências universitárias

Primeiro ano de faculdade: 7 conselhos essenciais

O primeiro ano de faculdade é dos momentos mais ansiados e idealizados pelos futuros estudantes universitários. Se a perspetiva do início de um capítulo totalmente diferente entusiasma, a novidade também pode, em simultâneo, assustar e causar algum stress. Para que este momento de transição para a vida universitária, que é o primeiro ano, decorra do modo mais pacífico possível, o blog U-World traz 7 conselhos essenciais:

  • Explorar bem a Universidade

Primeiramente, é essencial conhecer bem o local onde serão passadas grande parte das horas do futuro estudante universitário: a sua faculdade! Conhecer os corredores, aprender a deslocar-se e a localizar as salas, os serviços académicos, o bar, logo no começo do ano letivo, ou até antes, pode ser uma grande ajuda quando o assunto é iniciar esta fase com descontração.

  • Garantir alojamento

Para todos os alunos que estão prestes a ingressar numa instituição de ensino superior, fora da sua região de residência, este passo é vital. Garantir um alojamento de qualidade, que corresponda às expetativas, necessidade e perfil do estudante, vai influenciar todo o seu percurso académico. A U-World disponibiliza alojamento universitário na The Barons Residence e na The Gallery Residence, com um conceito único em Portugal: alojamento e personal coach All-in-One. Nas residências U-World, para além do conforto das instalações, os residentes poderão usufruir de um acompanhamento personalizado, que favoreça o seu desenvolvimento pessoal, académico e profissional.

  • Gestão de tempo

Embora seja dos passos mais importantes, aprender a fazer uma gestão eficaz e eficiente do tempo é um trabalho contínuo, por vezes difícil, que exige uma atenção constante. No primeiro ano de faculdade, é necessário que o estudante adapte as suas antigas rotinas de estudo a um meio académico mais exigente, enquanto também reserva tempo para toda a diversão que surgirá, nesta fase.

  • Organizar a vida doméstica

Com a chegada da vida adulta nascem novas responsabilidades. A questão da organização da vida doméstica é ainda mais relevante para os estudantes que se encontram, pela primeira vez, a estudar fora da sua área de residência. No meio de todas as responsabilidades relativas aos estudos e com todo o tempo dedicado a diversão e lazer, surge a necessidade de encaixar na rotina, as tarefas domésticas, como cozinhar e colocar roupa a lavar.

  • Fazer novas amizades

Uma das melhores épocas da vida para criar laços fortes e duradouros é o primeiro ano de faculdade! Nas aulas, nos projetos de grupo, nas festas, nas atividades académicas de integração, as opções de contextos onde as amizades podem surgir são infindáveis. Para além disso, nas faculdades respira-se cada vez mais um ambiente multicultural, com estudantes de vários pontos do globo e do país a conviverem diariamente, na sua vida académica.

  • Atividades extracurriculares

Um bom currículo académico não é apenas feito de grandes resultados finais nas diferentes unidades curriculares do curso. As atividades curriculares também são um fator que vêm enriquecer o percurso de qualquer estudante. As opções são várias, desde núcleos estudantis, júnior empresas, associações de voluntariado, até desporto universitário, por exemplo. Aqui, o estudante poderá explorar diferentes interesses, desenvolver os seus talentos, ampliar conhecimentos e criar uma forte rede de contactos.

  • Reservar tempo para autocuidado

No meio de toda esta avalanche de novidades, é fundamental que o estudante nunca se esqueça que em primeiro lugar está a sua saúde física e mental. Por isso, é bastante importante que atividades como o exercício físico e tempo de qualidade com a família e com os amigos continue a ser considerado, no seu primeiro ano de faculdade.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *