// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

Geral

O que é o E-commerce?

Um e-commerce, ou comércio eletrónico, refere-se aos negócios que estruturam o processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas através de ferramentas online.

O conceito de E-commerce envolve muito mais do que a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela sua estrutura de funcionamento, que está relacionada com o digital. Esta nova forma de negócio integra dois processos básicos: a venda e o atendimento ao cliente. A partir destes dois processos pode, também abrir portas para o marketing, o controlo de finanças e o controlo de stock.

Porque é que um consumidor escolhe o E-commerce e não escolhe uma loja física?

  • Os preços costumam ser mais baratos;
  • É mais prático para o consumidor;
  • Existe a possibilidade de fazer compras a qualquer hora;
  • Existe uma maior perceção na comparação dos preços;

Como qualquer negócio, o E-commerce também existe uma monitorização constante. Identificar o que os pontos altos e os pontos baixos, fazer ajustamentos na estratégia e perceber o desempenho deste negócio são passos essenciais para que os resultados sejam os pretendidos.

Existem algumas estratégias que podem ajudar a que este tipo de negócio seja mais rentável:

  • Fazer uma segmentação dos clientes;
  • Apostar no marketing de conteúdo;
  • Aumentar o que o cliente gasta em média por compra;
  • Fidelizar os clientes;
  • Inovação na categorização dos produtos;
  • Simular experiências de compras nas lojas físicas;

 

Os sites da Amazon, Aliexpress e o Walmart são algumas dos e-commerces mais visitados e com mais sucesso em todo mundo. Pelos produtos que disponibilizam, pelos preços que praticam, pela facilidade nas entregas, pela rapidez com que os consumidores conseguem obter os produtos que pretendem.