O que é o E-commerce?
Um e-commerce, ou comércio eletrónico, refere-se aos negócios que estruturam o processo de compra e venda na Internet. Assim, todas as transações comerciais são realizadas através de ferramentas online.
O conceito de E-commerce envolve muito mais do que a criação de um site. Trata-se de um tipo de empreendimento que se diferencia pela sua estrutura de funcionamento, que está relacionada com o digital. Esta nova forma de negócio integra dois processos básicos: a venda e o atendimento ao cliente. A partir destes dois processos pode, também abrir portas para o marketing, o controlo de finanças e o controlo de stock.
Porque é que um consumidor escolhe o E-commerce e não escolhe uma loja física?
- Os preços costumam ser mais baratos;
- É mais prático para o consumidor;
- Existe a possibilidade de fazer compras a qualquer hora;
- Existe uma maior perceção na comparação dos preços;
Como qualquer negócio, o E-commerce também existe uma monitorização constante. Identificar o que os pontos altos e os pontos baixos, fazer ajustamentos na estratégia e perceber o desempenho deste negócio são passos essenciais para que os resultados sejam os pretendidos.
Existem algumas estratégias que podem ajudar a que este tipo de negócio seja mais rentável:
- Fazer uma segmentação dos clientes;
- Apostar no marketing de conteúdo;
- Aumentar o que o cliente gasta em média por compra;
- Fidelizar os clientes;
- Inovação na categorização dos produtos;
- Simular experiências de compras nas lojas físicas;
Os sites da Amazon, Aliexpress e o Walmart são algumas dos e-commerces mais visitados e com mais sucesso em todo mundo. Pelos produtos que disponibilizam, pelos preços que praticam, pela facilidade nas entregas, pela rapidez com que os consumidores conseguem obter os produtos que pretendem.