// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

mercado de trabalho

Profissões com maior empregabilidade em 2021

Quais são as profissões com maior empregabilidade em 2021?

As tendências do domínio das contratações são dinâmicas e podem variar de ano para ano, consoante a conjuntura económica, política e social do momento.

Em 2021, ano e meio após o início da situação pandémica no país, dados do portal Infocursos revelam que este ano o número de licenciaturas e mestrados integrados com emprego pleno diminuiu bastante face a 2020 e 2019: apenas 30 licenciaturas e 3 mestrados integrados constam neste patamar, em 2021, quando comparado aos 68 e 63 cursos, dos respetivos anos transatos.

No entanto, dentro desta nova realidade, importa auscultar quais as áreas mais em voga, no que concerne a profissões com maior empregabilidade em 2021.

Áreas da Saúde

Com a pandemia provocada pela Covid-19 e as suas consequências em toda a estrutura do Serviço Nacional de Saúde, a necessidade de profissionais qualificados no ativo nesta área foi bastante evidenciada, no último ano. Assim sendo, profissões das áreas académicas de Enfermagem ou Medicina são uma aposta segura, quando o assunto é escolher o curso com base em profissões com maior empregabilidade em 2021. Na realidade, os cursos de enfermagem foram os que tiveram um crescimento e uma presença mais expressiva na lista de cursos sem desempregados de 2021, com um total de 10 licenciaturas presentes.

Engenharias

Como já é hábito, a área das Engenharias surge, ano após ano, bem posicionada. Embora este ano se tenha registado um decréscimo nos cursos com taxa de desemprego zero, com apenas seis cursos nesta lista, face aos 13 de 2020 e 17 de 2019, esta ainda é uma das apostas mais seguras no que diz respeito a encontrar emprego no período que se segue após o fim da formação. Engenharias nos âmbitos da Informática, das Telecomunicações, da Eletrotécnica e no setor Ambiental, detêm, atualmente, um lugar de preponderância.

Economia e Gestão

O tecido empresarial reconhece cada vez mais que ter profissionais altamente qualificados nas áreas de Economia e Gestão é vital para a sua saúde financeira. Assim, tanto empresas privadas, como empresas públicas sentem a necessidade de procurar e valorizar a contratação dentro destas áreas, especialmente em momentos de crise como o atual.

Tecnologia e Segurança da Informação

A pandemia veio acelerar ainda mais uma tendência que já crescia a largos passos: a transição para o digital. A massificação deste processo exige cada vez mais a existência de profissionais formados e com um elevado grau de literacia digital, que assegurem a segurança e a qualidade desta passagem, por exemplo, de negócios para o online, sem comprometer os dados e a Informação envolvida, neste procedimento.

São estas as profissões com maior empregabilidade em 2021. No entanto, vale a pena ressaltar que os valores de empregabilidade não devem ser os únicos fatores a ter em conta na escolha de uma profissão. Outros fatores a ter em conta envolvem as preferências pessoais, os salários médios, a disponibilidade dos cursos na zona pretendida, entre outros.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

EnglishPortuguese