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Single-tasking vs multitasking: qual adotar?

Quando o assunto é técnicas de organização para favorecer a produtividade, múltiplas são as opiniões que dividem as pessoas. Muitos acreditam que o segredo para uma concentração robusta é focar em uma tarefa de cada vez:  o denominado single-tasking; enquanto outros acreditam que desempenhar várias funções em simultâneo é o melhor para conquistar mais resultados, preferindo o multitasking.

Single-tasking

Quando o assunto é single-tasking o estudante/ profissional pode beneficiar de:

Melhor proteção contra distrações

O facto de o foco estar totalmente direcionado para uma só tarefa é, por si só, uma grande barreira contra distrações externas. Assim, é mais fácil manter um fio condutor de raciocínio e cumprir tarefas.

Energia preservada

Enquanto que despender de ânimo para executar múltiplas ações simultâneas pode consumir muito mais energia, o facto de o cérebro só estar ocupado com uma informação de cada vez pode ser um auxiliar quando o assunto é rentabilizar esforços.

Capacidade de Compromisso

Uma tarefa de cada vez funciona como uma espécie de compromisso que é estabelecido. Apenas se parte para um outro dever após o anterior estar concluído.

Multitasking

Por sua vez, quando se fala de multitasking, algumas das vantagens são:

Melhor reação a tarefas complexas

Estar ocupado com ações simultâneas que exigem um esforço contínuo do cérebro treinam a capacidade mental das pessoas para resolver situações complexas com maior simplicidade e prontidão.

Gestão do tempo mais eficiente

Poupar tempo é a grande vantagem deste método, que permite condensar duas ou mais tarefas num espaço temporal delimitado.

Resiliência

Quem consegue alcançar um bom domínio do multitasking também treina em si capacidades de superação e resistência à adversidade, na medida em que as exigências deste método desafiam e colocam à prova.

Qual o melhor? Não existe resposta definitiva, tudo depende do perfil e dos objetivos de cada pessoa. Para ajudar a decidir, existem algumas vantagens de aplicar cada uma destas modalidades.

 

Poderá também consultar:

Mindfulness: quais os benefícios para o estudante? 

 

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