// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

ensino superior

Tradições académicas do Porto: tudo o que precisa de saber

O Porto é o destino eleito por muitos estudantes quando chega a hora de ingressar no ensino superior e, por isso, a vida académica é vivida com intensidade. Todo o país tem grandes tradições no que diz respeito ao percurso dos estudantes e o Porto não é exceção. Por isso, se é ou vai ser caloiro na cidade Invicta, vamos falar de todas as tradições académicas que precisa de conhecer.

Traje

O traje académico teve origem na Universidade de Coimbra, mas hoje em dia é usado pelos estudantes de todo o país. O seu grande objetivo era uniformizar e individualizar a comunidade académica. Normalmente é utilizado em cerimónias académicas, durante a época de praxe ou em eventos estudantis especiais, mas, tal como o traje em si, a forma e a frequência com que é usado varia de cidade para cidade e até de instituição para instituição.

Praxe

Trata-se de um conjunto de atividades cujo objetivo é receber e integrar os novos estudantes conhecidos como caloiros. Estas atividades regem-se por um código de Praxe que deve ser respeitado e que, quando bem feitas, promovem a adaptação dos caloiros e permitem-lhes conhecer não só os colegas do mesmo ano, como os colegas mais velhos. Contudo, é importante referir que a adesão à praxe não é obrigatória, nem será motivo de exclusão.

Tunas

As tunas académicas são grupos musicais compostos por estudantes universitários que, juntando vários instrumentos e vozes, dão vida ao “fado académico”. São, por norma, compostas por apenas rapazes ou apenas raparigas, mas é possível encontrar, apesar de não ser tão frequente, algumas tunas mistas.

Semana de receção

Esta semana decorre em outubro e é marcada por diversos momentos importantes, como a Serenata e a Latada, Juramento e Batismo. A Serenata é um dos pontos altos para todos os estudantes, pela sua carga emotiva. Reúne na avenida dos aliados, e ao som do fado académico, milhares de estudantes. A Latada, Juramento e Batismo são especialmente importantes para os caloiros, já que é neste desfile pela cidade que são batizados, tornando-se oficialmente estudantes da cidade do Porto.

Queima das Fitas

Este é o momento mais importante para os estudantes finalistas, já que simboliza o fim do percurso académico, mas também para os caloiros que podem, pela primeira vez, vestir o traje. Nesta semana, realiza-se o grande cortejo académico, que junta milhares de pessoas nas ruas da cidade e que se tem tornado uma atração turística. Os finalistas usam cartola, bengala e a pasta com fitas da cor do curso e desfilam nos carros alegóricos de cada curso. Realiza-se ainda a serenata, em tudo semelhante à já realizada na semana de receção, mas com uma carga emocional ainda maior, uma vez que para alguns se trata da última serenata. Ao longo desta semana, todos as noites há concertos no Queimódromo de Matosinhos, onde cada curso tem uma barraquinha e onde todos os estudantes celebram o encerrar de um ciclo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *