Work life balance: como alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?
Um dos grandes paradigmas do dia-a-dia de milhões de pessoas é encontrar o tão desejado work life balance, ou seja, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Os limites entre o trabalho e o lado pessoal estão cada vez mais esbatidos, e é difícil dizer onde termina um e começa o outro.
Ao mesmo tempo em que resolvemos assuntos particulares no trabalho, estendemos o expediente para as nossas casas e passamos o dia todo 100% conectados. Essa flexibilidade pode ajudar a conciliar a carreira com a família, amigos e projetos pessoais, mas também pode levar ao stress e sobrecarga.
Para o ajudar a entender a diferença, vamos explicar algumas dicas para alcançar o work life balance.
De acordo com o estudo The State of Work Life Balance in 2019, realizada pela RescueTime, cerca de 26% das tarefas diárias do profissional são realizadas fora do horário de trabalho, nomeadamente quando responde ao seu superior por WhatsApp ou mandou um e-mail para marcar uma reunião. Outro dado apontado pela pesquisa é o alto nível de distração: os profissionais permanecem, em média, apenas 2 horas e 48 minutos diários focados em tarefas produtivas. O restante do tempo é ocupado com tarefas como comunicação, planeamento, aprendizagem e outras funções. Além disso, o tempo despendido com redes sociais, sites de notícias e entretenimento ocupa cerca de 21% do expediente. E a verificação de e-mails e notificações são realizadas, em média, a cada 6 minutos. Logo, a conclusão do estudo da RescueTime, que analisou mais de 185 milhões de horas de trabalho no mundo todo, é que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está ameaçado pelas distrações digitais, hiper conectividade e multitarefas.
Daí a necessidade de criar uma estratégia para alcançar o work life balance:
1- Faça um diagnóstico do seu tempo, de forma a fazer uma melhor gestão;
2- Adote um método de produtividade, fazendo render o máximo a produtividade no trabalho para não lhe “roubar” tempo pessoal;
3- Use o home office ao seu favor e saiba limitar o tempo de trabalho;
4- Saiba se “desligar”;
5- Tenha mais espaço livre na agenda, de forma a ter tempo para descansar e aumentar a criatividade;
6- Procure ajuda e apoio.