// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

mercado de trabalho

Work life balance: como alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional?

Um dos grandes paradigmas do dia-a-dia de milhões de pessoas é encontrar o tão desejado work life balance, ou seja, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Os limites entre o trabalho e o lado pessoal estão cada vez mais esbatidos, e é difícil dizer onde termina um e começa o outro.

Ao mesmo tempo em que resolvemos assuntos particulares no trabalho, estendemos o expediente para as nossas casas e passamos o dia todo 100% conectados. Essa flexibilidade pode ajudar a conciliar a carreira com a família, amigos e projetos pessoais, mas também pode levar ao stress e sobrecarga.

Para o ajudar a entender a diferença, vamos explicar algumas dicas para alcançar o work life balance.

De acordo com o estudo The State of Work Life Balance in 2019, realizada pela RescueTime, cerca de 26% das tarefas diárias do profissional são realizadas fora do horário de trabalho, nomeadamente quando responde ao seu superior por WhatsApp ou mandou um e-mail para marcar uma reunião. Outro dado apontado pela pesquisa é o alto nível de distração: os profissionais permanecem, em média, apenas 2 horas e 48 minutos diários focados em tarefas produtivas. O restante do tempo é ocupado com tarefas como comunicação, planeamento, aprendizagem e outras funções. Além disso, o tempo despendido com redes sociais, sites de notícias e entretenimento ocupa cerca de 21% do expediente. E a verificação de e-mails e notificações são realizadas, em média, a cada 6 minutos. Logo, a conclusão do estudo da RescueTime, que analisou mais de 185 milhões de horas de trabalho no mundo todo, é que o equilíbrio entre vida pessoal e profissional está ameaçado pelas distrações digitais, hiper conectividade e multitarefas.

Daí a necessidade de criar uma estratégia para alcançar o work life balance:

1- Faça um diagnóstico do seu tempo, de forma a fazer uma melhor gestão;

2- Adote um método de produtividade, fazendo render o máximo a produtividade no trabalho para não lhe “roubar” tempo pessoal;

3- Use o home office ao seu favor e saiba limitar o tempo de trabalho;

4- Saiba se “desligar”;

5- Tenha mais espaço livre na agenda, de forma a ter tempo para descansar e aumentar a criatividade;

6- Procure ajuda e apoio.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

EnglishPortuguese