Associações de voluntariado universitário

O voluntariado e a cidadania vão de mãos dadas e a sua relação traduz-se num combate, exercido por vontade própria, contra vários problemas que podem afetar determinados grupos sociais ou a sociedade na sua totalidade. Os jovens adultos chegam ao Ensino Superior com uma vontade cada vez mais ardente de mudar o mundo. Tornam-se mais conscientes da sua responsabilidade social, saem da bolhinha na qual viveram durante a sua infância e passam a querer profundamente promover o bem como e uma maior justiça social.

A verdade é que o voluntariado jamais deve esperar algo em troca, a sua genuinidade assenta na ideia de fazer do mundo um lugar melhor, porque não deveria ser de outra forma e todos devemos ter os mesmos direitos e acessos. Contudo, mesmo desvinculada de qualquer compensação, a participação cívica sob o regime de voluntariado, além de valorizada pelos recrutadores e relevante no que refere à educação não formal, provoca uma sensação incomparável e fervilhante de calor ou “quentinho” no coração.

Os estudantes universitários dispõem de tempo e de vontade para participar em ações que promovam mudanças positivas na cidade, no país e no mundo em que vivemos. E são inúmeras as organizações incluídas na rede solidária do U-WORLD ou mundo universitário, cada uma delas associada a uma ou mais missões diferentes e com áreas de ação distintas.  Assim, os estudantes que pretendam tomar parte em ações deste género podem escolher a problemática com que mais se identificam e lutar com ela em pleno campo de batalha.

No site da U. Porto é possível encontrar um guia que inclui as principais organizações de voluntariado universitário da cidade do Porto. Apresentamos-te algumas:

VO.U.

Como o próprio nome deixa adivinhar, a VO.U. é uma associação de voluntariado universitário que reconheceu nos estudantes de ensino superior um conjunto de qualidades que os fariam os combatentes ideais. O seu portfólio de atuação é diversificadíssimo, promovendo ações de cariz social, científico, educativo, desportivo, cultural, ambiental, de defesa dos Direitos Humanos e dos Direitos dos Animais.

Associação Cura+

Promovendo o acesso a cuidados de saúde à população carenciada, é uma associação de voluntariado farmacêutico, desenvolvendo vários projetos dentro dessa temática.

G.A.S. Porto

Uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) focada na Ajuda Humanitária e Desenvolvimento Humano. O acrónimo significa Grupo de Ação Social, pelo que a sua atuação é precisamente multidisciplinar, aliada a parcerias com diversas instituições e dedicando-se a vários grupos-alvo, tais como, crianças, jovens, pessoas com deficiência, mães adolescentes e pessoas sem-abrigo.

U.DREAM

Desenvolvendo um programa de 2 anos focado no fomento de competências pessoas e sua aplicação na comunidade, é um projeto educativo que objetiva formar os estudantes do ensino superior para o impacto social. Os alvos da sua ação são bastante diversos, englobando desde crianças em estados de saúde ténue até Lares de Idosos.

Já T’Explico

Por último, esta associação sem fins lucrativos visa combater as desigualdades na educação. Para tal, reúne um grupo de estudantes universitários que dá apoio educativo a crianças do 5º ao 9º ano com menos possibilidades financeiras. O seu lema é pôr os mais pequenos a pensar em grande!

 

E é precisamente em grande que podem pensar os estudantes universitários, aliando-se a uma destas ou a quaisquer outras organizações de voluntariado. E não se ficando pelo pensar, passando à ação, em projetos de curta e de longa duração, com uma área de atuação local ou global; os moldes não importam! O que importa é não deixar a vontade de melhorar o mundo ficar guardada em casa. O momento de mudança é agora!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *