Centros de Pesquisa da Universidade de Lisboa-Instituto de Astrofísica

As unidades de investigação das várias Universidades do País são muito importantes para o desenvolvimento das várias áreas das Ciências e para os alunos de que delas fazem parte. A Universidade de Lisboa é uma das instituições de ensino em Portugal com mais centros de pesquisa e investigação. Hoje apresentamos o Instituto de Astrofísica. 

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é uma estrutura de investigação com uma dimensão nacional, concretizando uma visão ousada para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências do Espaço em Portugal. Em 2015, houve uma fusão das duas unidades de investigação mais proeminentes no campo em Portugal:  

  • Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) ; 
  • Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL); 

Atualmente o instituto é a maior unidade de investigação na área em Portugal, sendo responsável pela maioria da produtividade nacional em revistas internacionais, na área de Ciências do Espaço.  

O IA possui uma capacidade já demonstrada para desenvolver projetos de referência em Astronomia, em todas as suas fases: definição científica e técnica, conceção e desenho de instrumentos, construção e instalação, e exploração científica.  

Este Instituto conta com um Programa de Visitantes: 

  • Promove a interação de investigadores e estudantes de doutoramento com cientistas de renome internacional que trabalham nas áreas de Astrofísica e Ciências Espaciais. 
  • Existem fundos para visitas com durações entre uma e duas semanas.  
  • Os candidatos devem possuir um PhD e ser ativos em pelo menos uma das áreas científicas consideradas estratégicas no desenvolvimento do IA. 
  • As candidaturas podem ser submetidas a qualquer altura do ano, sendo avaliadas três vezes ao ano. 

Siga-nos e partilhe:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *