// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

Geral

8 benefícios do desenvolvimento pessoal e emocional

Nos últimos anos, o conceito de desenvolvimento pessoal e emocional tem-se vindo a popularizar. Esta ideia corresponde a um processo de aprendizagem, no qual o indivíduo se foca na introspeção e começa a investir nas suas capacidades (no sentido de soft skills).

O objetivo é melhorar a qualidade de vida, através da criação de mecanismos que desafiem as pessoas e que permitam que estas lidem melhor com as adversidades e sejam mais proativas na gestão dos vários setores da sua vida. Porque é que investir nesta ideia é bastante útil para a vida pessoal, académica e profissional? Os benefícios são múltiplos:

1. Autoconsciência

Primeiramente, tal como já foi referido, este é um processo introspetivo. O desenvolvimento pessoal e emocional tem como base uma autoanálise que o individuo faz. Assim, esta é uma área que promove o autoconhecimento, ou seja, permite apurar quais os valores, crenças, caraterísticas que verdadeiramente fazem parte da pessoa em questão, assim como os seus desejos futuros que, em última instância, o colocam no caminho da felicidade.

2. Sentido de Direção

Este sentido de direção surge como consequência direta do autoconhecimento, que clarifica melhor os objetivos do individuo e, consequentemente, a sua capacidade de tomar decisões com sucesso. Este é uma das grandes vantagens de ingressar uma jornada de desenvolvimento pessoal e emocional.

3. Relações intra e interpessoais de melhor qualidade

Outro dos efeitos primordiais a alcançar com este conceito é uma melhoria significativa na relação que o indivíduo tem consigo mesmo, ou seja, na sua autoestima, bem como na relação que este estabelece com terceiros.

4. Melhor capacidade de adaptação

Resiliência é uma noção amplamente explorada no campo do desenvolvimento pessoal. Esta definição refere-se à resistência e capacidade de superação, face às mais diversas dificuldades, o que implica, obrigatoriamente, uma capacidade de adaptação robusta. Mas como desenvolver esta força interior? Este é um dos pontos que o desenvolvimento pessoal e emocional visa ensinar.

5. Foco e Eficiência

A energia que é colocada em cada ação muda significativamente quando o foco passa a ser o desenvolvimento interior. Este, que representa um dos pontos mais trabalhados, é um dos principais motivos pelo qual esta área é tão fundamental para quem quer melhorar o seu desempenho académico e profissional.

6. Mais Motivação

Quando a falta de energia para estudar, trabalhar, estabelecer relacionamentos interpessoais, ou até mesmo um bom relacionamento consigo mesmo é uma realidade, é porque existe uma necessidade enorme de mudança, que com o apoio de livros, podcasts, entre outros serviços de desenvolvimento pessoal, pode ser alavancada.

7. Equilíbrio Vida/Trabalho

O segredo da felicidade reside numa vida equilibrada. No entanto, o atual ritmo do mundo moderno muitas vezes contraria esta necessidade e é difícil fazer uma boa gestão do tempo. Este é outro grande dilema que uma jornada deste domínio se propõe ajudar a resolver.

8. Novas Aprendizagens

Por último e não menos importante, todo este processo é, essencialmente, um novo caminho de aprendizagens novas e refrescantes que vêm para mudar vidas!

 

Consulte também:

Inteligência emocional e o sucesso académico e profissional

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

EnglishPortuguese