8 benefícios do desenvolvimento pessoal e emocional
Nos últimos anos, o conceito de desenvolvimento pessoal e emocional tem-se vindo a popularizar. Esta ideia corresponde a um processo de aprendizagem, no qual o indivíduo se foca na introspeção e começa a investir nas suas capacidades (no sentido de soft skills).
O objetivo é melhorar a qualidade de vida, através da criação de mecanismos que desafiem as pessoas e que permitam que estas lidem melhor com as adversidades e sejam mais proativas na gestão dos vários setores da sua vida. Porque é que investir nesta ideia é bastante útil para a vida pessoal, académica e profissional? Os benefícios são múltiplos:
1. Autoconsciência
Primeiramente, tal como já foi referido, este é um processo introspetivo. O desenvolvimento pessoal e emocional tem como base uma autoanálise que o individuo faz. Assim, esta é uma área que promove o autoconhecimento, ou seja, permite apurar quais os valores, crenças, caraterísticas que verdadeiramente fazem parte da pessoa em questão, assim como os seus desejos futuros que, em última instância, o colocam no caminho da felicidade.
2. Sentido de Direção
Este sentido de direção surge como consequência direta do autoconhecimento, que clarifica melhor os objetivos do individuo e, consequentemente, a sua capacidade de tomar decisões com sucesso. Este é uma das grandes vantagens de ingressar uma jornada de desenvolvimento pessoal e emocional.
3. Relações intra e interpessoais de melhor qualidade
Outro dos efeitos primordiais a alcançar com este conceito é uma melhoria significativa na relação que o indivíduo tem consigo mesmo, ou seja, na sua autoestima, bem como na relação que este estabelece com terceiros.
4. Melhor capacidade de adaptação
Resiliência é uma noção amplamente explorada no campo do desenvolvimento pessoal. Esta definição refere-se à resistência e capacidade de superação, face às mais diversas dificuldades, o que implica, obrigatoriamente, uma capacidade de adaptação robusta. Mas como desenvolver esta força interior? Este é um dos pontos que o desenvolvimento pessoal e emocional visa ensinar.
5. Foco e Eficiência
A energia que é colocada em cada ação muda significativamente quando o foco passa a ser o desenvolvimento interior. Este, que representa um dos pontos mais trabalhados, é um dos principais motivos pelo qual esta área é tão fundamental para quem quer melhorar o seu desempenho académico e profissional.
6. Mais Motivação
Quando a falta de energia para estudar, trabalhar, estabelecer relacionamentos interpessoais, ou até mesmo um bom relacionamento consigo mesmo é uma realidade, é porque existe uma necessidade enorme de mudança, que com o apoio de livros, podcasts, entre outros serviços de desenvolvimento pessoal, pode ser alavancada.
7. Equilíbrio Vida/Trabalho
O segredo da felicidade reside numa vida equilibrada. No entanto, o atual ritmo do mundo moderno muitas vezes contraria esta necessidade e é difícil fazer uma boa gestão do tempo. Este é outro grande dilema que uma jornada deste domínio se propõe ajudar a resolver.
8. Novas Aprendizagens
Por último e não menos importante, todo este processo é, essencialmente, um novo caminho de aprendizagens novas e refrescantes que vêm para mudar vidas!
Consulte também: