// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

ensino superior

A importância das Associações de Estudantes, Associações Académicas e Núcleos de estudantes no ensino superior

As Associações de estudantes, Associações Académicas e Núcleos de estudantes do ensino superior são órgãos independentes representativos dos estudantes de determinados estabelecimentos de ensino, sendo os seus membros eleitos por sufrágio de todos os alunos dos estabelecimentos em causa.

A sua importância prende-se com o facto de estes órgãos representarem os alunos e, nesse sentido, exercerem um papel vital na defesa dos seus interesses e necessidades e serem a sua voz juntos dos órgãos de gestão do estabelecimento de ensino. Desta forma, lutam por aquilo que acreditam ser mais benéfico para a comunidade académica, procurando ir ao encontro de soluções viáveis, numa cooperação entre alunos e restantes órgãos das faculdades.

Além deste papel representativo, as associações académicas e de estudantes, bem como os núcleos, movem-se também no sentido de prestar serviços aos estudantes como é o caso, por exemplo, das papelarias ou centros de cópias, e na realização de atividades de âmbito cultural, recreativo e desportivo. Assim sendo, revelam grande valor no que diz respeito à integração dos alunos na vida universitária, ao dinamizar atividades que lhes permitem conviver e conhecer estudantes não apenas do seu curso, mas de todo o estabelecimento de ensino que frequentam.

Estes órgãos representativos dos estudantes dão-lhes ainda a oportunidade de se desenvolverem a nível académico e profissional, através da realização de conferências, workshops, convívios, debates e de expressarem em primeira mão a suas preocupações e necessidades enquanto estudantes, através de encontros cujo objetivo é acompanhar os alunos e esclarecer-lhes dúvidas relativas ao percurso académico.

Além disto, as Associações de Estudantes revelam-se, em muitos caos, as primeiras promotoras do incentivo à vida política e representam, portanto, o início da vida política para muitos estudantes.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *