// o que nos move

Por um Futuro
Melhor.

Movemo-nos com o propósito de contribuir para uma sociedade melhor capaz de superar os desafios futuros, através do desenvolvimento pessoal das novas gerações, contribuindo para a evolução da nossa comunidade de forma sustentável.

Contactos

Rua Guerra Junqueiro, 447
4150-389 Porto • Portugal

info@u-world.pt

+351 300 600 168

Ensino ensino superior
O regresso aos estudos pós-férias 5 dicas para aplicar

O regresso aos estudos pós-férias: 5 dicas para aplicar

O período pós-férias é, essencialmente, um momento de readaptação a uma nova rotina, totalmente diferente daquela que se vive antes do ano letivo começar. As manhãs de descanso são substituídas pelas aulas e as tardes na praia com os amigos dão lugar a horas de estudo. Mas como regressar a uma rotina de estudos com disciplina e concentração? A U-WORLD tem algumas dicas que poderão ser bastante úteis, neste processo.

  1. Organização com horários de estudo

Quando o assunto é mudar completamente uma rotina, o primeiro desafio que surge é precisamente o de criar o hábito de viver de acordo com um novo horário. No caso do regresso aos estudos, a melhor metodologia a adotar será criar um horário de raiz, feito pelo próprio estudante. Na elaboração desse planeamento, o estudante deverá sempre avaliar duas grandes variáveis: as horas de estudo que o curso de facto exige, para alcançar bons resultados; e as horas diárias nas quais o estudante consegue manter a concentração, dentro do seu perfil e tendo em conta outros compromissos. Um horário de estudo bem organizado, que tenha em atenção estes fatores, é a chave para o sucesso.

  1. Manter a calma

Passar por um período de readaptação tão significativo e drástico pode trazer momentos de stress e ansiedade. É essencial que o estudante perceba que é normal sentir dificuldade em entrar novamente na rotina de estudos e de aulas. Nesta fase é, portanto, importante que o estudante mantenha a calma, reforce a sua autoconfiança e também esteja atento aos sinais que a sua saúde mental possa dar.

  1. Selecionar conteúdos de estudo

Dos múltiplos conteúdos possíveis aos quais o estudante deverá prestar atenção, certamente alguns corresponderão mais à sua preferência que outros. De modo a facilitar este período inicial de regresso aos estudos, por que não começar pelas disciplinas favoritas?

  1. Atenção ao espaço escolhido

O espaço escolhido para estudar é fundamental. Quando este espaço é desadequado, o estudo pode muito facilmente deixar de ser produtivo e, apesar do tempo gasto, não surtir resultados. É importante que o estudante tenha um ou mais espaços fixos, onde possa cumprir o seu horário de estudo, num ambiente bem iluminado, silencioso, confortável e com acesso à Internet.

  1. Debater a matéria junto de colegas

Uma das melhores maneiras de aprender é precisamente ao ensinar. A ideia será reunir um grupo de amigos ou colegas, aos quais o estudante possa explicar a matéria, aprendendo e fixando, em simultâneo, os conceitos em questão. Para quem gosta de estudar acompanhado esta pode ser a opção ideal para iniciar de modo divertido o novo ano letivo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *